Em prol da sustentabilidade, consumo de água em prédios públicos é monitorado

Desde 2009, a Secretaria Municipal de Administração de Monte Alto adota ações de eficiência e combate ao desperdício, com redução de despesas no consumo de água, energia elétrica, telefonia, material de consumo, limpeza e conservação, diárias e passagens, entre outros itens.

Através do controle de planilhas, colaboradores acompanham o uso da água dos prédios públicos, podendo identificar a necessidade de intervenções como consertos. O sistema monitora 119 locais, todos prédios públicos de responsabilidade do município.

Os Departamentos de Serviços Públicos e de Controle e Manutenção Geral iniciaram os reparos e melhorias em torneiras, encanamentos, caixas d’água e descargas hidráulicas com o objetivo de evitar desperdícios imediatamente, principalmente em locais onde era visíveis os vazamentos ou má conservação. Com o passar dos meses poderá se calcular em cada prédio público qual seria o consumo ideal, pelo número de pessoas que os utilizam e acompanhamento das planilhas.

Com o passar dos anos de utilização do controle de consumo de água, tem-se hoje uma média de cada prédio público e qualquer diferença neste consumo o departamento é acionado. As cópias destas planilhas também são encaminhadas ao Gabinete do Prefeito, que acompanha os resultados.

Desta forma, o consumo de água diminuiu e também os excessos são resolvidos imediatamente. A preocupação do Poder Público em sanar os excessos com rapidez facilitou também uma renegociação com a Sabesp das contas apresentadas com valor muito alto.