EMEB Norival Mendes desenvolve projeto de robótica com os alunos

Buscando envolver seus alunos no mercado de trabalho, a EMEB Professor Norival Mendes, da rede municipal de ensino, desenvolveu um projeto voluntário de robótica para os alunos dos 8º e 9º anos. Os materiais para as aulas são fornecidos pela própria escola, que tem à sua frente a diretora Jussara Murata e a coordenadora Priscila Lozano.

A ideia do projeto vem do professor de história Carlos Henrique Lira, que aplica as aulas junto à professora do ensino fundamental (5º ano), Jane Silva Minato Yamautti. “Foi conversando com a coordenadora Priscila sobre projetos que pudessem inserir os alunos no mercado de trabalho, que pensamos na robótica. É um esboço para a iniciação científica”, afirma Carlos.

O tema trabalhado no projeto é “Automação Residencial”, integrando a tecnologia e a urbanização. Além disso, os professores estão desenvolvendo um robô autônomo com os alunos. “Nós temos doze alunos até o momento, com quatro aulas por semana, no período oposto ao das aulas da escola. Eles estão bastante animados com tudo que estão aprendendo”, explica o professor de história.

Quem pôde conhecer o projeto de perto foi o prefeito João Paulo Rodrigues, a secretária de Educação, Marilena Regina Maria da Silva (Nita), a supervisora de Ensino, Suzete Beatriz Previdelli Coghi e a equipe da Secretaria Municipal de Educação, no dia da entrega dos livros paradidáticos, no início deste mês. Os alunos da EMEB apresentaram o projeto juntamente ao professor Carlos.

Na Feira do Conhecimento da escola, que acontecerá em novembro, os alunos terão a oportunidade de mostrar para outras escolas o projeto de robótica. O professor admite que já tem expectativas de participar de torneios regionais de robótica com os alunos. “Nós temos bastante apoio da nossa diretora e da nossa coordenadora”, afirmou.