Lintas Serayu

Patrimônio Histórico:

Escola Municipal “Dr. Raul da Rocha Medeiros”

Criada pelo Decreto de 13 de abril de 1908, a chamada “Escolas Reunidas de Monte Alto” foi instalada no dia 9 de maio do mesmo ano. Foram matriculados 193 alunos: 158 eram brasileiros e 35 estrangeiros.

Em 3 de fevereiro de 1910, foi transformada em “Grupo Escolar de Monte Alto”, sediada em novo prédio com projeto assinado pelo engenheiro e arquiteto Manuel Sabater.

Coletivo

A obra local integra o conjunto de 126 escolas públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre 1890 e 1930. Mais que edificações, são patrimônios que compartilham significados culturais, históricos e arquitetônicos, expressando o caráter inovador e modelar das políticas públicas educacionais que, durante a Primeira República, reconheceram papel do Estado a promoção do ensino básico, dito ‘primário’, e a formação de professores.

Em se pensando políticas de construção de obras públicas, são representativas pela estruturação racional de se instalar edificações adequadas ao programa pedagógico por todo o interior e capital do Estado.

Fachada da Escola Municipal “Dr. Raul da Rocha Medeiros”, na Praça das Bandeiras

Simplificação

Esse conjunto é caracterizado pela técnica construtiva simples, com o uso de alvenaria de tijolos e por uma linguagem estilística que simplificou os atributos da tradição clássica acadêmica.

A organização espacial foi concebida incorporando preceitos e recomendações de higiene, insolação e ventilação previstos na cultura arquitetônica que vinha se firmando desde o século XIX.

O programa pedagógico distribuía essencialmente salas de aulas ao longo dos eixos de circulação, em plantas simétricas. Aos poucos se firmaram em projetos arquitetônicos padronizados que se repetiam com pouca ou nenhuma variação em mais de um município.

Monte Alto

O diretor, na época, foi o professor Oscar Guilherme Christiano; o patrono, Dr. Raul da Rocha Medeiros. Muita gente ainda rememora o nome “Grupo Escolar de Monte Alto” — ainda hoje é possível ser chamada de “Grupo Escolar”.

Em 25 de julho de 1957, troca-se “Monte Alto” pelo nome do patrono: assim, temos Grupo Escolar “Dr. Raul da Rocha Medeiros”, em homenagem ao homem público que muito contribuiu para o progresso da cidade de Monte Alto.

A mudança de denominação de “Grupo Escolar” para EMEF ocorreu através do Decreto nº.1317 de 02/01/1998, devido à implantação do Programa de Ação de Parceria Educacional Estado-Município.

Torna-se EMEB Dr. Raul da Rocha Medeiros a partir de  10/08/2009 por Portaria da Diretoria Regional de Ensino, com Decreto Municipal nº 2.635 de 06/05/2009.

Na praça

A escola está situada na Praça das Bandeiras (Praça Central) de Monte Alto e integra o patrimônio histórico do Estado de São Paulo, mantendo assim a identidade do nosso povo, suas memórias e heranças.

Pelo valor histórico na evolução educacional do Estado de São Paulo, seu prédio foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), conforme publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 7 de agosto de 2002.

Segundo relatos de ex-alunos, como Odailton José Denadai, que frequentou a escola de 1939 a 1942, a “Dr. Raul” possuía uma escada no jardim interno da escola com acesso à laje da frente, onde os escoteiros da cidade, com seus trompetes, entoavam o toque de despertar às 6h. Outra curiosidade é que tinham aula de Canto Orfeon nas salas do meio do prédio, que eram agrupadas, onde o piano, que existe até hoje, era o instrumento utilizado pela professora.

Calcula-se que cerca de 50 mil pessoas já foram alunos da EMEB Dr. Raul da Rocha Medeiros, pois, por anos, foi a única escola do município, marcando a vida de muitos: é essência na construção da Educação de Monte Alto.

Hoje a escola atende vários bairros da cidade. Sua clientela escolar é diversificada, quanto ao nível social e cultural, tendo ampla participação dos pais e responsáveis nas atividades escolares.

Mais informações

Onde fica? Praça das Bandeiras, s/nº, Bairro Centro
Dias e horário de visitação: Permitido de acordo com a rotina escolar
Possui visita monitorada? Não, mas supervisionada
Fone: (16) 3242-1313
Responsável: Luiz Gustavo Zanellato