Jornada Escolar promove palestra de encerramento no Teatro Municipal

Programa de prevenção é uma parceria com o COMPAD, Prefeitura, Câmara e empresas da cidade

Na última quarta-feira, 8 de novembro, a LaPaz Conhecimento Educação promoveu, no Teatro Municipal “Dr. Antonio Mazza”, o evento de encerramento de sua Jornada Escolar de Qualidade de Vida – Etapa Monte Alto. Participaram da intervenção 250 alunos entre 11 e 14 anos, dos 8ºs e 9ºs anos matriculados nas escolas municipais.

O programa de prevenção é uma realização da LaPaz com o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – COMPAD, em parceria com a Prefeitura Municipal, com a Câmara e com diversas empresas, que patrocinaram os custos para a realização das aulas e eventos ao longo de todo o segundo semestre de 2017.

O prefeito João Paulo Rodrigues também participou da palestra. “Temos que procurar orientação em todos os momentos de nossas vidas. Esse é um deles!”, disse. “Aproveitar programas como esse é garantir o futuro de vocês”, complementou.

É o quarto ano consecutivo que a Jornada é realizada na cidade de Monte Alto e já atingiu mais de 5 mil alunos, em praticamente toda a rede escolar. Esse ano, no entanto, por motivo de custos o programa aconteceu somente nas escolas municipais Dra. Rita Schlithler de Mattos, Professor Norival Mendes e Professora Juventina de Oliveira Penna Campos.

“Temos um sistema completo que prevê a orientação dos jovens diante do que chamamos de ‘ameaças de futuro’, ou seja, o álcool e outras drogas, violência, discriminação e bullying”, afirma Rogério Menani, criador e gestor da Jornada Escolar. “A prevenção é a única forma de garantirmos um desenvolvimento saudável para esses futuros cidadãos do nosso município”, complementa.

Concurso Cultural

Além das aulas e eventos nas escolas, a Jornada Escolar, com o apoio do COMPAD, realizou um Concurso Cultural de Artes Visuais nas três escolas participantes do programa. O tema foi “Quem se informa, não se droga” e vai premiar os melhores trabalhos com celulares smartphones.

Na terça-feira, 7 de novembro, diversos representantes da sociedade civil, das forças de segurança, entidades, parceiros e participantes do COMPAD, se reuniram para julgar e escolher os melhores trabalhos. Esteve presente também para prestigiar o evento a secretária de Educação, Sueli Amantéa.

“Foi uma experiência emocionante, pois constatamos que os adolescentes estão alertas para o problema”, disse Sueli. “Com esse concurso, entramos no universo dos adolescentes para atraí-los com novas propostas”, considera Sílvio Antonio Vital, presidente do COMPAD.

Foram eleitos os quatro melhores trabalhos das três escolas participantes. Esses 12 desenhos serão publicados em um calendário a ser impresso em 2018 e distribuído em toda a cidade de Monte Alto.

Os alunos selecionados também serão homenageados com uma moção de congratulação na próxima segunda-feira, 13 de novembro, na Câmara Municipal de Monte Alto. A indicação é do próprio presidente, vereador Júlio Zacarin Neto. “Temos que premiar esse tipo de posicionamento, contra as drogas, a violência e o bullying”, disse o vereador presidente Júlio, que também é professor e tem experiência com a faixa etária do concurso.

De todos os finalistas, foram selecionados os três melhores—que ganharão os celulares. Os demais vão receber diplomas de Honra ao Mérito.

O anúncio dos vencedores será na cerimônia de encerramento da Jornada Escolar, no dia 23 de novembro de 2017, às 20h, no Anfiteatro Municipal.

A Jornada Escolar de Qualidade de Vida já se consagrou como um dos maiores programas de Prevenção, Qualidade de Vida e Fortalecimento de Vínculos do estado de São Paulo. Em 2015, recebeu o Prêmio Master da Prevenção, na Assembleia Legislativa em São Paulo.