Lintas Serayu

Meio Ambiente: saiba os perigos de alimentar pombos

Ave pode transmitir doenças como a criptococose

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente recebeu gestores da Santa Casa de Monte Alto na terça-feira, 6, que trouxeram um importante apelo à população: não alimentar os pombos.

“Isso porque, na praça próxima do hospital, está havendo concentrações dos animais, que passaram a povoar as janelas dos quartos, sendo um motivo de preocupação com a saúde já debilitada daqueles que ali temporariamente se encontram”, comentou o secretário da pasta, Fábio Nascibem.

SOBRE

               “Os pombos são animais que podem ser cativantes devido à sua beleza ou por tradições populares, como simbolizar a paz. Porém, como é sabido, eles podem ser vetores de doenças que podem levar à morte” ressalta Fábio.

Uma dessas doenças é a criptococose, que é causada por fungos presentes em fezes de pombos. Se houver superpopulações, pode ocasionar problemas para a saúde pública.

               Preocupados, técnicos do Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária argumentam que não alimentar os pombos em praças públicas não representa um ato de maus tratos, mas uma preocupação com o bem-estar da população.

PERIGOS

               Quando alimentados excessivamente, passam a se tornar dependentes dos seres humanos, ficam obesos e passam a viver menos. Acabam também por competir com outras espécies – diminuindo a variedade – além de contribuírem com a transmissão de piolhos e serem vetores de muitas doenças, bem como tornar praças e ruas sujas por suas fezes.

               “Ao não serem alimentadas, elas irão buscar alimentos e moradia em matas e outras áreas preservadas ambientalmente, sendo melhor para os animais como também para os montealtenses”, finaliza Fábio.