Monte Alto inicia trabalhos de revisão do Plano Diretor Participativo

População poderá participar ativamente das escolhas que conduzirão a cidade nos próximos dez anos.

Plano Diretor Participativo webO Plano Diretor municipal vigente (Lei Complementar n° 230 /2006 e 245/ 2007) e a legislação federal (Lei n° 10.257/2001 – Estatuto da Cidade) estabelece que a revisão deve ocorrer a cada dez anos. A revisão do Plano Diretor Participativo de Monte Alto se dá em um momento onde há um intenso processo de desenvolvimento, crescimento e pressão à urbanização. Com essa revisão será possível analisar e avaliar o uso e ocupação do solo, as tendências à expansão urbana, definir as zonas de restrição à ocupação, principalmente aquelas ligadas à proteção ambiental e a demarcação das diretrizes viárias a fim de ordenar o desenvolvimento urbano do município.

A população de Monte Alto em breve será convidada a discutir os rumos do desenvolvimento da cidade, entre 2017 e 2026, e todos os munícipes poderão participar da formulação do Plano Diretor Participativo. Será realizada reunião nos próximos dias com as Associações de Moradores, para explanação do Plano. Após, estão previstas quatro audiências públicas regionais e duas temáticas, com abertura para a participação popular em todas. Também será criado e disponibilizado um canal online para sugestões e questionários temáticos específicos.

A coordenação da comissão preparatória do Plano Diretor Participativo, que conta com diversos setores do Executivo, está a cargo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A proposta é construir uma cidade melhor, ouvindo as sugestões e solicitações dos moradores de todos os bairros de forma democrática e transparente.

“O Plano Diretor Estratégico é fundamental para que os montealtenses digam como será a cidade em que eles querem viver no futuro”, destaca João Paulo. “Nós acreditamos que crescer desordenadamente, sem levar em conta a sustentabilidade e o bem-estar, não deve ser uma opção para Monte Alto. A qualidade de vida de nossos munícipes deve ficar sempre em primeiro lugar”, finalizou.