Monte Alto presente em reunião sobre Região Metropolitana

Evento reuniu, em Ribeirão Preto, representantes das 34 cidades da região.

Após a promulgação da lei sobre a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), em julho do ano passado, foi realizada em Ribeirão Preto, no dia 8 de fevereiro, a primeira reunião com os representantes dos 34 municípios do conglomerado.

Representando o prefeito João Paulo Rodrigues, em viagem à Brasília, o secretário de Planejamento, Paulo César Carello participou do importante encontro que debateu a estrutura necessária para a realização da RMRP, primeira região metropolitana do estado de São Paulo fora da macrometrópole.

O anfitrião e prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, enfatizou o esforço conjunto para a realização do projeto, que beneficiará os 34 municípios participante com a geração de emprego e renda, além da melhoria nos serviços de saúde. Outro ponto que passará por mudanças é o transporte público, através de ações que priorizarão a integração entre os municípios, tornando o serviço mais eficiente e rápido.

Na reunião foi explicada a necessidade da criação do Conselho de Desenvolvimento e de um Fundo Metropolitano, para aplicação de investimentos de recursos que serão realizados por intermédio do Governo do Estado, com participação das prefeituras participantes. Finalizando a reunião, Duarte Nogueira e demais representantes debateram sobre a criação do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) na cidade de Ribeirão Preto, que atenderá 93 cidades.

A Região Metropolitana de Ribeirão Preto é composta por Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luis Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiuva, Tambaú e Taquaral. Sua composição populacional é estimada em 1,6 milhão de habitantes, representando 3,7% do Estado e 0,81% do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014.

A próxima reunião está marcada para o dia 27 de março.

Paulo Carello representou Monte Alto no encontro (Foto: Rubens Okamoto)