Morrinho de Santa Luzia recebe catequizandos para plantio de mudas nativas

Em parceria com a Prefeitura de Monte Alto e a Usina Nardini, na manhã do sábado (11), aconteceu gesto concreto da Campanha da Fraternidade, no Morrinho de Santa Luzia, com catequizandos da Forania do Senhor Bom Jesus. Na ocasião, jovens e membros da igreja realizaram o plantio de mudas de árvores nativas.

A Campanha da Fraternidade é realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil, envolvendo a comunidade com diversas ações pastorais em todas as regiões e tem como tema deste ano “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2:15).

O Morrinho de Santa Luzia recebeu esse nome na década de 20 quando o casal Perfecta Benatti e Atilho sofriam com problemas de visão e Perfecta, pedindo a cura, fez uma promessa de construir uma capela à Santa Luzia. Conta a história que o pedido foi atendido, tendo Perfecta ido à Itália em busca de uma herança para dar início às obras; os primeiros materiais de construção foram levados ao morro em um carro de boi e o sino foi levado no ombro por Atilho.

O prefeito João Paulo Rodrigues lembrou que “o gesto concreto, além de permitir que os jovens vivenciassem de forma intensa e verdadeira esse período de preparação para a Páscoa proposto pela Campanha, possibilitou também a ação do município na execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável, sensibilizando os jovens para os problemas ambientais, e a partir do reflorestamento dessa área de preservação permanente, transição de dois biomas, o cerrado e a Mata Atlântica, garantir a proteção da biodiversidade de toda área do Morrinho e de seu entorno”.