Novo aparelho de ultrassom já equipa o Pronto Socorro Municipal

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou, na sexta-feira, 17 de julho, sua mais nova aquisição para o Pronto Socorro Municipal. Trata-se de um aparelho ultrassom, dificilmente encontrado na saúde pública dos municípios brasileiros.

A ultrassonografia já tem espaço e importância bem definidos no atendimento ao trauma e emergências. Ela auxilia o diagnóstico de inúmeras patologias e de forma não invasiva, sem procedimentos cirúrgicos. “É possível que a equipe enxergue todos os órgãos internos do paciente e, rapidamente, tome a decisão necessária”, explicou a secretária de Saúde, Sueli Melo.

O atendimento com o ultrassom é importante, por exemplo, para vítimas de graves acidentes (politrauma). “Com o aparelho, podemos avaliar praticamente todo paciente que entrar na emergência. A aquisição permite que o PS de Monte Alto dê um novo passo na melhoria dos atendimentos”, enfatizou Sueli.

Os médicos Kamel Taha Junior e Fernanda Melato demonstraram o funcionamento do aparelho aos presentes, incluindo o prefeito João Paulo Rodrigues e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daewison do Vale.

Antes mesmo de sua apresentação, o ultrassom já foi utilizado no período da manhã, em vítima de acidente com motocicleta. “Conferimos, de imediato, que internamente estava tudo bem, sem hemorragias. A avaliação foi rápida e precisa”, explicou o coordenador do PS, enfermeiro Wagner de Grandi de Oliveira.