Pela primeira vez, GCM realiza eleição e escolhe seu novo comandante

Na tarde de terça-feira (9), a Guarda Civil Municipal realizou entre os membros da corporação, a primeira eleição para seu novo comandante, desde sua criação em 1986, pelo médico e ex-prefeito, Dr. José Jesus Victório Rodrigues, também pai do atual prefeito de Monte Alto, João Paulo Rodrigues.

De acordo com a recente Lei Complementar n° 456, confere a Guarda Civil Municipal eleger um comandante para o efetivo, sendo este preparado para supervisionar o trabalho em equipe. A votação aconteceu na sede da GCM, e participaram da escolha 28 membros, assistidos pela imprensa local, inclusive com transmissão ao vivo pela internet e rádio.

A disputa pelo cargo de chefe da guarnição foi entre Wagner Luiz Tronquini, que somou quatro votos; José Aparecido Sena e Silva, Oswaldo do Nascimento Andrade, Amauri Sérgio Fiorentini, Anderson Cleiton Garoz com um voto cada um; e Antônio Mauro Miranda, que com 18 votos dos 28 válidos, foi o escolhido para comandar a Guarda. Miranda, como é conhecido, atua na corporação há 10 anos.

O prefeito João Paulo Rodrigues conduziu a eleição. “Peço aqui encarecidamente que o comandante da Guarda Civil, a ser escolhido hoje; o diretor da Guarda Patrimonial, Gilberto Luiz Goulart, juntamente com o Mário Augusto dos Reis, que o nosso diretor de Monitoramento, unam forças com o nosso novo secretário e que possamos daqui pra frente virar uma página, mas também ler a outra página, da qual a Secretaria de Segurança Pública Municipal tem o grande desafio, tem também a grande incumbência e principalmente a grande responsabilidade de fazer com que o município se torne um município mais seguro.”.

Esteve presente também na votação, o secretário de Segurança Municipal, João Pereira; o vereador João Augusto Picolo e o vereador Murilo Jácomo, que falou sobre importância de a população abraçar a GCM. “A Guarda Civil vem desenvolvendo um trabalho dentro das suas limitações ao longo de vários anos, e nunca desistiu de lutar pela segurança do município.”, enfatizou.

A equipe da Guarda Civil Municipal conta com 32 guardas. As portarias nomeando os gestores da segurança municipal foram publicadas no Diário Oficial da última quarta-feira (10).