Plano de Saneamento Básico permite melhorias constantes e esgoto 100% tratado

O saneamento básico avançou, mas ainda é um grave problema de saúde pública. Segundo dados atualizados do governo, apenas 45% do esgoto do país é tratado. Isso significa que 55% é despejado diretamente na natureza, o que corresponde a 5,2 bilhões de metros cúbicos por ano, ou quase 6 mil piscinas olímpicas de esgoto por dia. Outro dado alarmante é que 16,7% dos brasileiros, o que corresponde a 35 milhões de pessoas, ainda não recebe água potável.

A realidade em Monte Alto é muito diferente. Segundo relatório encaminhado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, 99,4% do esgoto gerado nos domicílios de Monte alto são coletados e 100% deste volume é tratado.

No Programa Município Verde Azul, desde 2017, o item “Esgoto Tratado” atinge a nota máxima, graças a um cronograma de atividades, obras e investimentos da empresa prestadora do serviço e Administração Municipal.

O Plano de Saneamento Básico, que rege esta atividade em Monte Alto, inclui diversas obras a curto, médio e longo prazo. Entre as executadas neste ano, estão a reforma do sistema de desarenação e retirada de detritos do esgoto localizado na estação de tratamento preliminar da ETE Rio Turvo, melhorias na estação de tratamento de esgoto do Distrito de Ibitirama, instalação de aerador e pintura completa na área, instalação de calha parshall, confecção de caçamba para segregação de resíduos classe 2ª, a aquisição de equipamento novo para Estação Elevatória de Esgoto da Rua Denis Françolin, a instalação de aerador na Estação de Tratamento de Esgoto do Distrito de Aparecida de Monte Alto e a manutenção no sistema de depuração da Estação de Tratamento de Esgoto do Turvo.

A cidade de Monte Alto foi uma das 300 cidades paulistas a receber o prêmio ‘Excelência no Atendimento de Água e Esgoto’, entregue pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), durante o 62° Congresso Estadual de Municípios realizado na cidade de Santos, no início do mês de Abril de 2018. Além dos municípios, o título foi conferido à Sabesp, como operadora que mais se destaca no Estado de São Paulo.