Primeira coleta do Ecoponto reúne mais de 2 toneladas de lixo eletrônico

A Prefeitura de Monte Alto entregou, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, 2.100 quilos de lixo eletrônico, descartados durante os primeiros dias de funcionamento do Ecoponto, novo centro de coleta deste tipo de material.

Nos primeiros quarenta dias de funcionamento, o departamento recebeu televisões, aparelhos telefônicos fixos e celulares, receptores de televisão, computadores e diversos outros produtos que, quando descartados incorretamente, acarretam em danos ao meio ambiente devido à alta concentração de metais pesados. Foram 230 peças, com destaque ao número de computadores (28), impressoras (10), monitores (23) e televisores (19). Segundo o secretário Tadeu Veronezi Nunes, outro número expressivo foi de pilhas alcalinas, que facilmente são colocadas junto ao lixo doméstico. “Conseguimos, neste primeiro mês de funcionamento, reunir 25 quilos somente de pilhas. Isso representa um grande número de produtos nocivos que evitamos que estivesse em contato com o solo e com as águas”, enfatizou.

A retirada foi feita pela empresa Led Reciclagem Tecnológica, da cidade de Mococa. O material passa por triagem e destinação adequada, com certificação da Cetesb e do Ibama.

O Ecoponto está localizado na parte de baixo do Mercadão Municipal, com acesso pela Travessa Francisco Pelloso. O seu funcionamento será de segunda a sexta-feira, nos horários das 7 às 11 horas, e das 12 às 16 horas.