Projeto de preservação de nascentes leva alunos para o Bairro São Miguel

Alunos da EMEB “Prof. Norival Mendes”, do Bairro Bela Vista, visitaram nascente de água localizada no Bairro São Miguel, na tarde do dia 30 de agosto. Junto ao professor de Geografia, Armando Lucas da Silva, e colaboradores da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, os jovens das turmas do 8º ano B e C conheceram o local, sendo que alguns alunos residem próximo ao local.

Chegando ao local, o coordenador de Agronegócios da Prefeitura de Monte Alto, Ênio Murakami, continuou os ensinamentos transmitidos dentro da sala de aula, falando sobre a importância da preservação das nascentes para o futuro do planeta.

Os alunos, ao retornar à escola, discutiram sobre a necessidade de cuidar do local visitado e elaboraram documento com diagnóstico e reivindicações, ofício este enviado à Prefeitura. No dia 14 de setembro, os jovens prepararam palestra à toda escola, transmitindo o que foi visto na nascente e mobilizando todos para atividade.

A Prefeitura, após análise do ofício feito pelos alunos, acatou os pedidos, como a sinalização da nascente, limpeza do local e retirada dos animais que ali estavam pastando, e programou ação envolvendo os jovens, que voltaram à nascente para analisar mais profundamente o local e realizar o plantio de mudas nativas para a composição da mata ciliar.

A experiência foi documentada no Jornal Escolar da EMEB “Prof. Norival Mendes”, com 700 exemplares distribuídos, de modo que os alunos envolvidos puderam levar, para suas famílias, os ensinamentos adquiridos em sala de aula e na nascente.