Residencial São Luiz recebe sua praça em homenagem a Marisa Cestari

O Bairro Residencial São Luiz formalizou, na manhã de domingo (17), a inauguração da sua nova praça, que já era utilizada por moradores das proximidades.

Para o novo espaço público, a homenageada escolhida foi Maria Izabel Buchi Cestari, que é educadora, empresária e sempre esteve engajada em ações da comunidade e nos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais.

A praça foi construída com recursos da loteadora Laurentiz e Laurentiz, dos proprietários Hermínio Laurentiz Neto e Fábio Eduardo de Laurentiz, da cidade de Guariba.

Iniciando as homenagens, o cerimonialista Rogério Menani chamou ao palco o prefeito João Paulo Rodrigues, o vice-prefeito José Cláudio Inforçatti (Bicudo), presidente da Câmara Municipal, Baltazar Garcia, e demais vereadores presentes: Carlos Gerber, Donizete Morelli, João Augusto Picolo, Júlio Raposo do Amaral Neto e Maria do Carmo Irochi Coelho. Representando a Laurentiz e Laurentiz, o proprietário e ex-prefeito de Guariba, Hermílio Laurentiz Neto esteve no palco, assim como o jornalista Carlos Alberto de Alencar, um dos interlocutores na realização da obra e que, junto ao Bicudo, levou ao Gabinete a intenção do loteador de agraciar a população com uma nova praça. No público, moradores do bairro, representantes do Poder Executivo e Marquinhos Oste, representando o ex-deputado Vitor Sapienza e o deputado Major Mauro de Barretos, e Daniel Louzada, secretário de Governo da cidade de Guariba.

Alencar agradeceu a oportunidade e falou ao público sobre sua forte ligação com Dona Marisa, uma das educadoras de seu filho na época do Centro Educacional SESI, sendo ele hoje um médico reconhecido nacionalmente. Relembrou também o senhor Wilson Cestari, que em vida sempre esteve ao lado da esposa nas causas sociais e à frente das empresas da família.

Hermínio disse que recebeu com surpresa a informação que a homenageada era natural de sua cidade Guariba, tomando conhecimento já no início das obras com muito orgulho. “É a primeira vez que um loteador, em Monte Alto, doa a praça ao bairro. Esta prática já é habitual em minha cidade e gostaríamos muito que se tornasse aqui, onde tenho imenso carinho”, concluiu.

Em seguida, todos ouviram a biografia da homenageada, que foi convidada a falar com os presentes.

Marisa disse que ficou emocionada com a praça, seus aspectos modernos e suas grandes áreas verdes. “Que este local só traga alegrias à sua comunidade e que todos saibamos preservá-lo”, contou, encerrando sua fala com a “Oração da Árvore”.

O vice-prefeito José Cláudio Inforçatti (Bicudo) cumprimentou toda a família da homenageada, presente na cerimônia, e disse que não foi um esforço da Administração Municipal mobilizar a realização da praça. “Esta é uma gentileza, um reconhecimento em vida por tanto trabalho feito pelo município”.

Em nome da Câmara Municipal, o vereador-presidente Baltazar Garcia relembrou o pioneirismo da família Cestari em diversas situações, no ramo empresarial e em ações sociais.

Encerrando os discursos, o prefeito João Paulo Rodrigues disse que Dona Marisa é exemplo de como mãos unidas fazem o trabalho aparecer. “Esta praça não é apenas bonita, mas também muito útil. Da forma como hoje está, custaria à Prefeitura, aproximadamente, R$ 400 mil. Que todas as famílias possam usufruir deste local com o mesmo carinho que a empresa nos entregou, e com que hoje homenageamos a Dona Marisa”, concluiu.

Encerrando o evento, os presentes foram convidados a acompanhar o descerramento das placas, enquanto as crianças brincavam nos aparelhos da academia ao ar livre e no pula-pula colocado na inauguração.

A praça foi denominada através da Lei nº 3437, de 23 de agosto de 2018, aprovada na Câmara Municipal e promulgada pelo prefeito João Paulo Rodrigues. Conta com 1000 metros quadrados, e grandes áreas verdes e passeios, além de uma academia ao ar livre, para a prática de esportes. O espaço beneficia o Residencial São Luiz, que hoje conta com 669 lotes, e bairros no entorno.