Lintas Serayu

Secretária Sueli Amantéa fala do vandalismo na EMEB do Jardim Vera Cruz

A população de Monte Alto amanheceu, na segunda-feira (20), espantada com tamanha brutalidade. Um grupo teria invadido a EMEB “Lais Amanda Adriano”, no Jardim Vera Cruz, e depredado diversas salas do prédio. Pichações com o nome do grupo que, possivelmente, os jovens fazem parte estavam por toda parte. O grupo ainda danificou aparelhos eletrônicos, produtos de higiene e alimentos que seriam oferecidos às crianças acompanhadas pela creche.

“Tínhamos acabado de encaminhar à creche os galões de shampoo, que são utilizados por todo mês. Tiveram coragem de estourar os galões, apenas para esparramar o produto pelo chão do local”, disse a secretária de Educação, Sueli Hypólito Amantéa, durante entrevista à Rádio Cultura na terça-feira (21). Além disso, urinaram nos colchões onde as crianças dormiam, estragaram todos os bichinhos de pelúcia, estragaram os chuveiros e picharam nas toalhas que as crianças utilizavam para o banho, que as mães mandam e terão, com a ação, que repor. Todo o estoque de leite especial, de alto custo e que é destinado às crianças com desnutrição, foi esparramado pelo chão e estragado. “Tornaram um local preparado com tanto carinho, tão bonito para receber as nossas criancinhas, em uma penitenciária”, completou Sueli.

Ainda sobre o prejuízo trazido aos cofres públicos, Sueli se mostrou extremamente chateada e preocupada com o ocorrido. “Isso me causa tamanha tristeza. Os recursos são escassos, sabemos a situação em que o Brasil se encontra, os repasses estaduais e federais têm diminuídos, a arrecadação também. Isso faz com que nosso orçamento fique sempre apertado”, disse Sueli. Segundo a secretária de Educação, este vandalismo obriga que o Executivo destine, para o conserto do local, um dinheiro que não estava previsto, e poderia beneficiar outras pessoas.

Melhorias
A Secretaria de Educação conta, desde o início do ano, com profissional especialista na instalação de sistemas de segurança. A contratação trouxe economia em relação ao custo com empresas terceirizadas, e permite que seja feita revisão de todo o sistema de alarme das escolas municipais e a troca de sensores. Porém, é um trabalho que demanda tempo. “São 23 prédios, não se faz isso de um dia para o outro”, explicou a secretária.

Em prédios onde o sistema está em funcionamento, já foram registradas tentativas de furto sem sucesso.
Além do novo sistema de alarmes, câmeras de vigilância e cercas eletrificadas que tem sido implantado nos prédios municipais, a Educação busca apoio de outros setores para combater a violência dentro das escolas e em seu entorno, através do policiamento ostensivo e a colaboração dos moradores.

É um trabalho constante e que deve envolver não apenas os profissionais da educação e da segurança, mas toda a comunidade para que interrompamos esta onda de violência que assola todo o país e que vitima, em Monte Alto, as crianças.

IMG_1842 site
EMEB “Lais Amanda Adriano”, no Jardim Vera Cruz