“Sementes” lança aula inaugural a mulheres plantadoras

20 mulheres participarão do curso de formação de Cooperativa

O Sítio dos Eucaliptos — primeira RPPN (Reserva particular do patrimônio natural) em finalização de documentação — foi o local escolhido para a aula inaugural do projeto “Sementes – Cooperativa das Mulheres Plantadoras”, na manhã de segunda-feira, 14.

“O objetivo é capacitar e unir as mulheres em atividade produtiva geradora de renda”, destaca o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nascibem, responsável pelo projeto com apoio da Secretaria de Assistência Social.

Vinte mulheres, atendidas no CRAS Vera Cruz e Bandeirantes, integrarão o projeto. Elas participarão do curso de formação profissional “Agricultura Familiar de Base Agroecológica”, ministrado pela professora Alexandra Filipak, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em Matão, que tem como metodologia a troca de saberes entre a escola e as mulheres envolvidas. “Entendo que estas mulheres carregam um vasto conhecimento adquirido na vida, que se torna base para novos conhecimentos a serem dialogados”, destaca a professora.

Serão trabalhados três eixos de formação: Gênero e Feminismo, Economia Solidária e Cooperativismo/Associativismo, Agricultura Orgânica e Agroecologia.

As participantes recebem bolsa mensal de R$ 150 para garantir sua participação no curso, assim como todos os materiais necessários aos estudos. Ao final, receberão seu diploma de formação profissional de 200 horas. Após a capacitação, serão cedidas duas áreas para que essas mulheres possam trabalhar e produzir.

Presente na aula, a prefeita Maria Helena Rettondini parabenizou as participantes, desejando sucesso ao longo dos trabalhos.

O vereador Thiago Cetroni, representantes do IFSP e do Partido dos Trabalhadores local também estiveram presentes, assim como a deputada estadual Márcia Lia que destinou verba para a instituição de uma cooperativa entre as participantes do projeto.

As aulas terão início na próxima segunda-feira, 21, na sala da ACIMA, no Monte Alto Shopping, no período da manhã.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente agradece a parceria de Florindo e Janete Fonseca – proprietários do Sítio dos Eucaliptos — e a diretoria da ACIMA.