Lintas Serayu

Vigilância em Saúde alerta: verão é a principal época para o ataque da lagarta das palmeiras

Com as chuvas de verão, a incidência de pragas, como a lagarta, aumenta nas folhas das palmeiras e coqueiros. Com as folhas mais atraentes, os bichos podem destruir e até matar as plantas. O uso de produtos e a retirada manual podem ser alternativas para evitar os danos.

As palmeiras e coqueiros estão na lista das plantas mais procuradas esta época do ano. No verão, as vendas aumentam 60% já que, por causa das chuvas, as folhas ficam mais bonitas e a planta chama a atenção. Apesar disso, as folhas mais atraentes também ficam mais propícias ao ataque de pragas, como as lagartas. O controle mecânico para eliminação das lagartas nas plantas de tamanho pequeno é possível, apesar de muitos ficarem com medo, o contato direto com a lagarta não queima a pele. Até o momento não existem inseticidas químicos registrados para o controle de Brassolis sophorae (lagarta-das-palmeiras ou lagarta-do-coqueiro).

O controle natural das lagartas que atingem especialmente as palmáceas é feito pelos pássaros que se alimentam destes insetos. Portanto, um tipo de controle natural sugerido é o plantio de árvores nativas silvestres e frutíferas como a cereja do Rio Grande, as amoreiras, pitangueiras, jabuticabeiras, entre outras espécies. Essas árvores atraem pássaros que, além de se alimentarem com os frutos, alimentam-se também de lagartas, mantendo o equilíbrio ecológico no seu jardim.

Como muitas vezes plantar esses tipos de árvores não é possível, abaixo estão três técnicas com produtos químicos que podem ser aplicados, começando pelo mais inofensivo:

1. Em um pequeno saquinho de filó ou pé-de-meia, coloque uma pastilha desodorizante de vaso sanitário, à venda nos mercados, acrescente de quatro a seis bolinhas de naftalina e amarre o saquinho no alto do coqueiro. Entre 30 e 40 dias a pastilha e a naftalina estarão dissolvidas e as lagartas fugirão do forte odor.

2. Amarre com barbante um retalho de estopa com pó de veneno para lagartas, à venda nas lojas especializadas, onde as folhas nascem.

3. Compre nas lojas do ramo, produto líquido ou em pó para extermínio de lagartas. Prepare a medida certa na bomba pulverizadora. Use óculos, máscara protetora e uma escada para pulverizar o local.

Curiosidade: As lagartas de Brassolis são completamente inofensivas ao homem e podem até ser consideradas úteis, sendo consumidas entre os índios do Xingu. Os índios coletam as larvas grandes, retiram seu intestino e salgam, para depois consumir.

DSC08415