“A um passo do abraço”, Monte Alto celebra seus 140 anos on-line

Eventos, disponíveis pelas plataformas virtuais, ocorreram entre 12 e 18 de maio

On-line, resgatando tradições, valorizando escolas municipais, relembrando personagens históricos e com muita música. Tudo isso fez parte da programação dos festejos de 140 anos de Monte Alto.

Com o tema “A um passo do abraço”, a ideia foi desenvolvida e executada em parceria entre as secretarias de Cultura e Turismo, Marketing e Educação. Os trabalhos, dentre os dias 12 a 18 de maio, foram on-line.

“Envolvemos um conjunto de ações culturais e artísticas com olhar de otimismo, esperando que, em um horizonte próximo, possamos novamente nos abraçar. Abraço que, conta da pandemia, não podemos dar”, explica o secretário de Marketing, Luiz Felipe Nunes.

Em parceria com a Secretaria de Educação, foram exibidos vídeos produzidos pelas escolas municipais abordando ‘essa espera do abraço’. A EE “Nelly Bahdur Cano” e o Colégio Miudinhos Kids também mandaram suas produções audiovisuais.

Ainda, antes de cada live, o Hino de Monte Alto era apresentado de uma forma especial: revisitado pelo Grupo Choramingando e com declamação dos alunos da APAE local.

Todo material está disponível no Facebook e no Youtube da Prefeitura de Monte Alto.

CLÁSSICOS, NOVIDADE E FÉ

A programação contou com ações que já são tradicionais nessa época do ano, como a Exposição de Orquídeas – com vídeos de orquidófilos locais sendo exibidos no dia 12 – e a Exposição de Carros Antigos, organizada junto ao Carrossauro Clube (7,2 mil views), contando com mais de 40 veículos que desfilaram no Centro Cívico Cultural perante as câmeras do evento na manhã do dia 16, levando o antigomobilismo para os lares dos montealtenses. Neste dia, a Banda Vitrolla 33 comandou a parte musical.

A ação cívica de visita ao túmulo do fundador Porfírio Pimentel foi diferente este ano: gravada previamente, contou com homenagens também aos saudosos ex-prefeitos Gilberto Morgado, Elias Bahdur e Dr. José Rodrigues.

Houve ainda uma novidade: na tarde do dia 15 foi ao ar o ‘Museus em Cena’, com uma visita virtual aos três museus locais – Histórico e Cultural, de Paleontologia e de Arqueologia, seguido de um ‘você sabia’, com a exposição de alguns itens que compõe o rico acervo dos locais.

O momento de fé também esteve presente, com a Missa de Ação de Graças (Paróquia Senhor Bom Jesus), na noite do dia 15 e Culto Especial de Aniversário (3ª Igreja Quadrangular) na noite de 16 de maio.

CIVISMO

Na manhã do dia 15, aniversário de Monte Alto, no Paço Municipal, ocorreu a cerimônia de hasteamento das bandeiras, que contou com o deputado federal Junior Bozella (pavilhão nacional), vice-presidente da Câmara Mauro Cavaletti (bandeira do Estado de SP) e prefeita Maria Helena (bandeira do município). Devido ao atual cenário de pandemia, o evento foi restrito a poucos convidados.

Em suas palavras, Maria Helena destacou as ações realizadas ao longo destes cinco meses de mandato, agradeceu o apoio do Legislativo e nas esferas Estadual e Federal. “A gestão da cidade passa pelo seu maior desafio, em tempos de pandemia. Seguir trabalhando, com humildade, empenho e humanização é nosso objetivo sempre”, comentou a chefe do Executivo.

O ex-deputado Dr. Gondim, Bozella, a ex-prefeita Silvia Meira – no ato, representando o Governador Joao Dória, o vereador Mauro Cavaletti e o vice-prefeito, Dr. Joaquim, também usaram a palavra para parabenizar o município.

MÚSICA

Sim, a música esteve presente – e batendo recordes de interações nas lives, que foram três no total: a Cia Magnun de Teatro Musical apresentou o seu segundo “In Concert”, no dia 13 (com mais de 11 mil visualizações), o Conservatório Musical “Maestro Mário Veneri”, trouxe a sua ‘Mostra de Talentos’ no dia seguinte e, para fechar, no dia de aniversário de Monte Alto, a clássica Banda Doce Veneno (mais de 6 mil visualizações) trouxe duas horas de um repertório recheado de clássicos nacionais e internacionais.

MAIS

A programação teve ainda duas surpresas em formas de vídeo nos últimos dias: uma homenagem ao Distrito de Aparecida de Monte Alto, na noite de 17, unindo música e fé, com o violeiro Gil Fenerich e as palavras do pároco, padre Sebastiao Viana Jr.

E encerrando a programação, uma homenagem à querida Ibitirama, com um vídeo que reuniu o poeta Nilton Chiaretti e a música do saudoso Rogério Donegá Vendramini, o “Chefão”.

ONDE

Caso você não tenha acompanhado as lives, todo o material segue disponível no Facebook e YouTube da Prefeitura Municipal.

Acesse, curta, compartilhe e se delicie com os talentos que, juntos, e, ao mesmo tempo separados, celebraram os 140 anos de Monte Alto.