Lintas Serayu

Biometria se torna obrigatória para eleitores de Monte Alto

O ciclo de biometria obrigatória, que abrange 478 municípios paulistas, teve início no dia 4 de fevereiro e chega à 76ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Monte Alto, Vista Alegre do Alto e Pirangi.

Os municípios de São Paulo foram divididos em cinco grupos, de acordo com a data de início e término do procedimento biométrico. Os eleitores de Monte Alto, Pirangi e Vista Alegre do Alto devem cadastrar a biometria até o dia 19 de dezembro deste ano. A obrigatoriedade se aplica a eleitores inscritos nos três municípios até o dia 23 de agosto de 2015. O não cumprimento no prazo estabelecido pode ocasionar o cancelamento do título eleitoral.

Para intensificar a divulgação já feita pelos órgãos eleitorais, a Prefeitura de Monte Alto confeccionou faixas com a mensagem, que estão sendo instaladas, durante esta semana, nas principais vias de Monte Alto, além de banner no site oficial e conteúdo encaminhado à imprensa local.

O cadastro deve ser agendado no site www.tre-sp.jus.br. Para saber se o eleitor já fez a biometria, basta conferir no canto superior direito do documento, onde deve constar “Identificação biométrica”.

Sobre a tecnologia

A biometria confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

O procedimento é feito no ato do atendimento em cartório ou em posto da Justiça Eleitoral e envolve a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

O cadastramento biométrico iniciou-se no ano de 2010. Atualmente, os mais de 33 milhões de eleitores de São Paulo têm à disposição 393 cartórios – 58 na capital e 335 no interior – devidamente preparados e aptos a coletar dados biométricos dos cidadãos, além de postos e unidades do Poupatempo.