Lintas Serayu

Carolina Soares traz o samba para a Praça Central

Integrando o calendário do Circuito Cultural Paulista, a “Sereia do Samba” apresentou-se em Monte Alto, no último sábado.

Como parte dos festejos do aniversário da “Cidade do Sonho”, Monte Alto recebeu, na noite de sábado (13), o Circuito Cultural Paulista, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo.

A cantora Carolina Soares trouxe, para a Praça Central, clássicos do samba, mesclando o repertório com canções de grandes sambistas, cantigas de roda e músicas autorais.

Carolina Soares foi criada em Iguape (SP), meio aos costumes desta região simples, cercada por antigos quilombos. Deve-se a isso, talvez, o seu jeito caiçara de ser.

Filha de pai negro e mãe branca, seus traços genéticos tornam visível essa mistura de raças, com destaque para a voz, que herdou o timbre forte e a musicalidade do lado afro.

Hoje, a paulistana Carolina Soares chega como uma grande revelação no samba. A cantora transporta para o estilo a mesma raça com que interpreta músicas de capoeira. Seu trabalho é conhecido em todo cenário musical mundial, interpretando Clara Nunes, Cartola, Joselina Pérola Negra, Clementina de Jesus e composições próprias.

No Brasil, a cantora se apresenta há mais de cinco anos no Bar Brahma, em São Paulo, uma das maiores vitrines do samba brasileiro, todas às sextas-feiras. Já fez temporada de shows com o Mestre Jamelão da Mangueira, entre outros e sempre é comparada pelo público que assiste ao seu show à saudosa Clara Nunes, tendo inclusive realizado turnês internacionais.

Embalados pela música, o grupo de capoeira Guerreiros de Senzala, do professor Rodrigo Bruschini “Zoinho”, apresentou-se em frente ao palco, agraciando o público com estes dois grandes expoentes de nossa cultura.