Castração e chipagem são aliadas no combate ao abandono de animais em Monte Alto

O abandono de cães e gatos é um dos principais problemas urbanos nos dias atuais, compartilhado por municípios de todos os portes. Estes animais, em relação à animais com guarda responsável, tem menor índice de sobrevida, resultado das doenças e da ação humana como agressões e atropelamentos.

A criação do Canil Municipal veio ao encontro da preocupação de defensores dos animais de Monte Alto. Em funcionamento desde 2013, o local acolhe animais em situação de risco e os preparam para adoção responsável. Isso só foi possível graças ao empenho dos membros da APAMA (Associação Protetora dos Animais de Monte Alto).

Fazendo uso das redes sociais, a APAMA realiza campanhas de orientação, mantém atualizados os seus parceiros e proporciona aos internautas visualizarem os animais disponíveis para adoção. O bom trabalho reflete nos resultados obtidos: são mais de 200 animais doados no ano de 2016.

O Canil Municipal é vinculado à Vigilância Sanitária, pertencente à Secretaria de Saúde. Hoje possui uma veterinária e três colaboradores, além da parceria com a APAMA e a Prefeitura de Monte Alto.

São recolhidos pelo departamento apenas animais errantes, ou seja, que não possuem proprietários, que vivem nas ruas demonstrando algum estado de sofrimento ou vítimas de maus tratos, encaminhados pela Polícia Ambiental. Ao chegar no canil, são reabilitados, vermifugados, castrados, chipados e vacinados. Somente após este processo são disponibilizados para adoção.

Atualmente, 186 cães estão locados no local, população que oscila com a constante chegada e retirada de animais. Ali, são separados por porte e temperamento, recebem água sempre fresca e limpa, ração de qualidade e fornecida de acordo com a idade. Animais debilitados ou em tratamento são alimentados também com ração úmida, patês enlatados. São consumidos, diariamente, mais de 75 Kg de ração adulto e 25 Kg de ração filhote.

As baias são lavadas e higienizadas diariamente. Duas vezes na semana é realizada assepsia com produto específico e, quinzenalmente, é feita desinsetização para ectoparasitas como pulgas e carrapatos.

Para adotar um cão, a pessoa deve ir à APAMA, ter no mínimo 18 anos, apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Além das exigências legais, é fundamental o entendimento que o animal pode viver em média 15 anos, exigindo cuidados veterinários e alimentação adequada. Estando de acordo, é assinado um termo de posse responsável e o interessado já pode levar para casa o novo membro da família. Este trabalho não termina na entrega do animal, sendo que o grupo faz o acompanhamento e realiza vistorias quando há suspeita de maus tratos.

Uma conquista da associação o Castramóvel, ônibus completamente adaptado que realiza castrações uma vez na semana, principalmente aos domingos, onde a veterinária e medicamentos são fornecidos pela Prefeitura de Monte Alto. Em 2016, foram castrados 800 animais. A castração é de extrema importância no controle da população canina e felina do município, que cresce de maneira desordenada, favorecendo o abandono de animais. A cirurgia é simples e rápida, com pós-operatório tranquilo.

A chipagem de cães veio como grande aliada no combate ao abandono de animais. Aplicado debaixo da pele do animal, o chip é ativado por um scanner que fornece informações importantes sobre o cão, como nome do proprietário, endereço e telefone. Todos os animais que passam pelo canil municipal ou que são castrados no Castramóvel já são chipados. A mobilização agora é tornar lei a obrigatoriedade de chipagem de todos os cães de Monte Alto, contribuindo com a identificação dos responsáveis. Isso é um grande avanço não só na busca de proprietários que abandonam ou maltratam seus animais, mas também na localização de seu lar, caso um cão esteja perdido.