COMDEMA se reúne para discutir sobre arborização, novas leis e orientação sobre descarte de lixo

Em sua 11ª reunião ordinária no biênio 2017/2018, realizada no dia 25 de abril, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Monte Alto retomou a discussão sobre documentação entregue por loteamento da cidade, que apresentou projeto de arborização onde plantará mais de quatro mil mudas de árvores nativas no município.

Os conselheiros, após debate sobre o assunto, concordaram com o projeto apresentado, solicitando à empresa cronograma de atividade e o detalhamento das espécies de plantas que serão utilizadas, garantindo que o trabalho seja realizado da melhor forma. Outra sugestão à construtora foi a sinalização do local, informando a população sobre o plantio.

Conforme discutido na reunião no mês de março, foram confeccionadas placas orientando sobre o depósito de lixo em local adequado e sobre a alimentação de animais silvestres, através do FUMDEMA – Fundo Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente de Monte Alto. A instalação das mesmas seguirá sugestões de moradores, como na área de preservação entre as ruas Allan Kardec e Yolanda Pholio Branco.

O secretário municipal de Obras, Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente, Lupércio Rodoaldo Ildebrand, falou sobre as atividades do departamento buscando a limpeza de locais utilizados, inadequadamente, como depósito de lixo, além da dificuldade de acompanhar a mudança de local exercida pela população em determinados pontos. Em seguida, explicou aos conselheiros sobre a mudança na lei que responsabiliza os munícipes pela geração de resíduos como podas de árvores, móveis velhos e estofados, como já acontece em outras cidades. Segundo o secretário, a equipe de limpeza muitas vezes recolhe resíduos e, no dia seguinte, novos montes são depositados na mesma rua, como é o caso de residências onde seus moradores realizam reformas após o período de trabalho, noturnamente.

“Não há como atendermos mais todo município, levando em consideração a expansão de Monte Alto. Em muitos locais, precisaríamos passar diariamente, deixando outros pontos sem atendimento. É preciso disciplinar”, encerrou.

Para isso, novos fiscais devem ser contratados pela Prefeitura de Monte Alto. Segundo membros do COMDEMA representantes do Poder Executivo, já é previsto concurso para novos profissionais. Inicialmente, o trabalho será de instrução, orientando os moradores sobre os novos procedimentos.