Lintas Serayu

COMDEMA visita cachoeira após denúncia de crime ambiental

Com vídeo recebido e participação de membros do COMTUR na última reunião, conselho esteve na Cachoeira do Gabiru.

Na última reunião ordinária realizada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, na última quarta-feira de janeiro, membros aprovaram a realização de nova reunião na Cachoeira do Gabiru, localizada entre os bairros Eldorado e Jardim das Oliveiras.

Acompanhados de Wagner de Grandi, coordenador do SAMU/COUR e Márcio Sarro, instrutor de rapel, os conselheiros percorreram o caminho da água, até chegar a local onde foi identificado o que pode ser produtos químicos, despejados inadequadamente próximos à nascente. Após registro fotográfico e discussão, membros dirigiram-se à Delegacia de Polícia Civil do município, onde foi lavrado Boletim de Ocorrência.

Tomando conhecimento dos fatos apresentados, representantes da SABESP estiveram no riacho nos dias 7 e 8 de fevereiro, procurando por falhas no sistema, principalmente na travessia que leva o esgoto do bairro São Miguel à estação de tratamento. Porém, nenhum vazamento foi encontrado, descartando o risco de contaminação do riacho. Em seguida, coletaram água para análise em equipamento móvel levado na visita. Além do oxigênio dissolvido, a temperatura e o percentual hidrogeniônico da água foram vistos. Segundo Luciano Rizatti, encarregado da Sabesp, os exames realizados demonstram que a água é de boa qualidade. “Sua oxigenação é considerada alta, e o pH levemente alcalino”, explica.

A Sabesp deve retornar ao local, procurando o que possa ter ocasionado a situação apresentada no vídeo. Os resultados serão debatidos pelo COMDEMA em sua próxima reunião, no dia 28 de fevereiro.