COMTUR é empossado e realiza primeira reunião ordinária do ano

Conselho é formado por 19 segmentos, divididos entre Poder Público e sociedade civil

Na noite de terça-feira, 18, os membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) reuniram-se virtualmente para a primeira reunião ordinária em 2021 do grupo, responsável por debater as políticas públicas que visem o desenvolvimento turístico em nossa cidade.

O diretor de Turismo, Renan Petrasso, assumiu interinamente os trabalhos como presidente do Conselho e iniciou o encontro, realizado on-line, agradecendo o trabalho dos conselheiros anteriores e dos gestores responsáveis pelo Turismo, em especial pelo apoio no processo de transição da pasta.

Os novos membros foram oficialmente empossados e a reunião seguiu com uma apresentação geral da pasta do Turismo e das ações que foram realizadas nos primeiros meses do Governo Municipal.

TRABALHOS

Dentre os assuntos abordados estiveram a regularização dos projetos de lei de convênios e associações, o andamento das obras do MIT e verbas federais com expectativa de liberação, o projeto de construção da página de Turismo dentro do site oficial do município e importantes parcerias que vem sendo realizadas para o fomento dos atrativos turísticos, como a adoção das praças, articulações para a Rota das Capelas e benfeitorias que acontecerão na cidade.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nascibem, contribuiu com o encontro explanando sobre o projeto de lei de criação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e sobre a operação em conjunto para a prevenção de incêndios em nossas áreas rurais, em áreas possíveis para que o turismo natural seja fomentado.

Durante o encontro vários participantes pontuaram questões sobre os temas explanados. O conselheiro Bruno Marcelino comentou sobre o emplacamento que vem sendo executado pelo município na Rota das Capelas; Luiz Felipe Nunes sobre a importância que o município caminhe junto ao Turismo; e Samuel Maria enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido na pasta e pontuou questões importantes que envolvem o comércio local.

O artesanato também foi pauta da reunião, que agora integrado ao Turismo, segue com o intuito de resgate da Associação dos Artesãos de Monte Alto e da retomada da comercialização das peças, em especial àquelas que tenham como foco os potenciais turísticos de Monte Alto.

ELEIÇÃO

Finalizando o encontro, Renan agradeceu a participação dos membros e orientou os participantes do pleito eleitoral para presidente e secretário-executivo do COMTUR, que se encontra com prazo aberto para inscrição das chapas.

A eleição está prevista para o próximo dia 2 de junho.