Lintas Serayu

Conferência Municipal debate “Democracia e Saúde”

Encontro definiu diretrizes para o Plano Municipal dos próximos quatro anos

No sábado, 24 de julho, a EMEB “Prof. Norival Mendes”, no Jd. Bela Vista, recebeu a 2ª Conferência Municipal de Saúde, realizada pela Secretaria Municipal e Conselho Municipal de Saúde.

O evento foi aberto a toda população, seguindo os protocolos de prevenção, e teve como tema “Democracia e Saúde”, com os seguintes eixos temáticos: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento, dentro da perspectiva da conjuntura atual, da pandemia causada pelo novo Coronavírus.

Marcaram presença a prefeita Maria Helena Rettondini, o vice, Dr. Joaquim, os vereadores Paulo Carello, Fabricio Nogales e Thiago Cetroni, o presidente da OAB, Dr. Marcelo Zocchio, além de usuários do serviço, gestores e trabalhadores da saúde.

A Conferência avaliou a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formulou diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde dos próximos 4 anos (2022-2025). 

No início, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daewison do Vale, agradeceu a participação de todos e falou da importância do SUS e da participação popular nas decisões sobre saúde.

Na sequência, a secretária de Saúde, Yayeko Toyoshima, ministrou palestra sobre o financiamento do SUS e o enfermeiro Wagner De Grandi abordou as ações no Pronto Socorro Municipal no enfrentamento contra a covid-19.

Foram 6 horas de discussões. A conselheira Aline Alencar fez a leitura de todas as propostas trazidas pelos diversos segmentos: gestão, trabalhadores da saúde, usuários e prestadores de serviços.

Dentre as 40 propostas aprovadas estão: implantação de uma UPA; contratação de médicos especialistas; construção de Unidades Básicas de Saúde nos bairros novos da cidade; cadastramento de novos PSFs; descentralização da Farmácia Central; reestruturação do COUR; incluir retaguarda de cardiologia no PS por consulta.

“Foi um evento democrático e muito salutar para o desenvolvimento das ações de saúde dentro do município”, finalizou o presidente do Conselho Municipal de Saúde.