De férias, funcionário mais antigo do Museu de Paleontologia encontra fóssil de dinossauro

Não é de hoje que Cledinei Aparecido Francisco e Cleidivaldo Aparecido Francisco “Kalu”, exímios caçadores de dinossauros em Monte Alto, enriquecem o acervo do Museu de Paleontologia local com seus achados fósseis. Desde meados de 1980, os irmãos da família Francisco se dedicam a procurar restos de dinossauros pelas serras da região.

Cledinei, que é funcionário municipal e assistente de paleontologia, gosta tanto do assunto que trabalha no Museu de Paleontologia desde sua inauguração, em 1992, e não esquece dos dinossauros nem durante suas férias. Ele aproveita o período de descanso do trabalho para ensinar seu filho, Gabriel Angel Francisco, a procurar fósseis na região. “Gabriel aprende rápido, acho que herdou o dom do pai. É uma coisa de família”, comenta Sandra Tavares, coordenadora dos museus.

Há alguns dias, houve uma retirada de blocos de rocha em afloramento, que fica à beira de uma estrada, no entorno de Monte Alto. Por sorte, Cleidivaldo (irmão de Cledinei) viu que poderiam conter fósseis nestes grandes blocos retirados e avisou o seu irmão, que imediatamente foi até o local com o seu filho. “Meu irmão nos deu o recado, preparamos as ferramentas e fomos em busca de um novo fóssil. É um grande prazer que temos”, diz Cledinei.

Cledinei e Gabriel passaram a tarde acompanhando o trabalho das máquinas, quando avistaram um belíssimo fragmento de osso de dinossauro. Imediatamente, o bloco de rocha com o fóssil foi separado e levado ao laboratório do Museu de Paleontologia. “Estamos trabalhando na preparação dos fósseis para futuros estudos e essa peça será colocada no salão de exposição, para que todos os visitantes possam apreciá-lo quando a visitação for liberada”, afirmou Cida Constâncio, secretária municipal de Turismo e Cultura.