Lintas Serayu

Enfermeiros participam de capacitação para emergências

Procedimento visa oferecer ao paciente emergencial chance maior de sobrevida

               Nas tardes de 28 e 29 de janeiro, o auditório da Santa Casa foi o local escolhido para receber o curso de capacitação em Punção Intraóssea, organizado pelo enfermeiro Wagner de Grandi, responsável técnico do COUR/SAMU, em parceria com o hospital montealtense.

Enfermeiros do Pronto Socorro, COUR/SAMU e Santa Casa receberam as orientações de Douglas Ferreira dos Santos, consultor de suporte técnico da empresa Comercial 3 Albe. Santos é pós-graduado em enfermagem aeroespacial.

A Punção Intraóssea (IO) consiste em ministrar medicamentos, por agulha, na cavidade da medula óssea, fornecendo uma via segura para a infusão de medicamentos e soluções em situações de emergência, quando o uso de veias está comprometido; enfermeiros capacitados e médicos podem realizar o procedimento.

“Em resumo, o procedimento visa oferecer ao paciente que chega na sala de emergência, em situação, por exemplo, de hemorragia intensa, onde há dificuldade de se obter um acesso venoso devido ao colapso dos vasos sanguíneos, uma chance maior de sobrevida. E devo dizer que a equipe do Pronto Socorro não mede esforços para dar o seu melhor pelo paciente”, comenta Wagner.

“Essa troca de conhecimentos entre os enfermeiros só traz benefícios ao foco central do treinamento, que é oferecer qualidade e agilidade no atendimento ao paciente vítima de agravos clínicos e traumáticos”, finaliza.