Lintas Serayu

Equipes da Saúde Bucal e do CAPS se unem contra o tabagismo

No mês de outubro, a equipe de Saúde Bucal da Prefeitura, juntamente com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), iniciou o programa de busca ativa do câncer bucal e dos tabagistas que desejam parar o com tabaco.

Foram realizados treinamento nas Unidades de Saúde com os agentes comunitários, que receberam informações e fichas especializadas para preencher durante as visitas domiciliares.

“Essas fichas contém dados e mostram a saúde dos tabagistas e o grau de dependência. Também informam os residentes sobre os cuidados com as próteses que devem ser retiradas ao dormir para não causar problemas bucais”, explica Dra. Luciana Denadai Fantini, responsável pelo programa.

Os casos de lesões e machucados na boca são encaminhados para as Unidades de Saúde mais próximas que estão preparadas para fazer o exame clínico odontológico pelos cirurgiões dentistas da rede.

Os casos em que o tabagista deseja ajuda para parar com o hábito do cigarro são encaminhados diretamente ao CAPS, junto ao coordenador Janderson Nascimento.

“Essa é a maneira mais eficaz de identificar e encaminhar rapidamente os casos com suspeita de câncer e outras doenças bucais para a rede especializada, pois a doença quando diagnosticada precocemente, tem cura”, acrescenta Dra. Luciana.