Guarda Civil Municipal realiza curso de capacitação

Ciclo de palestras reuniu profissionais de Monte Alto e região.

Em parceria com a Prefeitura de Monte Alto, foi realizada pela Guarda Civil Municipal, no dia 3 de fevereiro, o curso gratuito de “Capacitação em Ronda Escolar”. O Anfiteatro Municipal recebeu, das 9 às 17 horas, representantes do Executivo, Câmara Municipal, Polícia Militar, Conselho Tutelar, membros de Associações de Bairros e, principalmente, integrantes da Guarda Civil de Monte Alto e cidades da região. A forte chuva não impediu que profissionais de São José do Rio Preto, Itápolis, Matão, Tabatinga, Guaíra e Vista Alegre do Alto enfrentassem a estrada para receber instruções de cinco palestrantes.

O diretor de Indústria, Comércio, Marketing e Turismo, Rogério Menani, foi o cerimonialista do evento e iniciou apresentante as demais autoridades presentes e passando a palavra ao comandante da Guarda Civil de Monte Alto, Gilberto Luiz Goulart, que falou sobre as responsabilidades da profissão e a importância dos temas abordados naquela manhã e tarde.

O 3º Sgt. PM Mário Augusto dos Reis iniciou o clico de palestras falando sobre “A importância do Patrulhamento Escolar”, com participação dos Conselheiros Tutelares da cidade. Em seguida, o Cb. PM Célio Rebechi, bacharel em Direito, palestrou sobre “Técnicas e procedimentos e o perfil profissiográfico do GCM Operador da Ronda Escolar”.

Dando sequência ao ciclo de informações, o tema “A participação dos agentes e órgãos de segurança pública no processo educacional voltado às pessoas com deficiência, desafios e possibilidades” foi abordado pelo PM Prof. Rafael Miranda Oliveira, graduado em Educação Física, pós-graduado em Educação Especial e em Obesidade e Emagrecimento, e aluno do Programa de Mestrando em Educação Escolar do Centro Universitário “Moura Lacerda”.

A GCMF Sirlei Destefano, graduada em Ciências Biológicas e com pós-graduação em Educação Ambiental, falou sobre “A importância do trabalho social pelos agentes da Guarda Civil Municipal” e, finalizando o ciclo de palestras, “Ronda escolar: bases teóricas e práticas” foi o tema abordado pelo ex-GCM e advogado João Pereira.

Segundo os organizadores, o evento é mais uma proposta de trabalho integrado entre as instituições de segurança do município, e vem propor medidas mais eficazes no combate à violência e criminalidade, aproveitando-se também da reativação do CONSEG em Monte Alto, além de focar na proteção mais intensa aos alunos através de uma Ronda Escolar mais eficaz. “Encontros como este podem resultar em planejamentos em curto prazo que atentem a melhores condições humanas e operacionais quanto ao combate focado às mazelas que lesionam a harmonia neste seguimento”, finalizaram.