Guardas Civis Municipais fiscalizarão o trânsito em Monte Alto

Em ato publicado no Diário Oficial de Monte Alto na última terça-feira (21), o prefeito João Paulo decretou que a Guarda Civil Municipal atuará na fiscalização de trânsito nas vias públicas e logradouros locais. Ao todo, vinte membros da corporação passarão a ter as novas atribuições, podendo aplicar autos de infração e multas.

O curso foi ministrado em agosto deste ano e capacitou os profissionais com orientações sobre a legislação vigente, noções de psicologia, engenharia de trânsito e direito, além de seu papel na qualidade de vida no trânsito, contribuindo na redução do índice de acidentes e na redução no número de reclamações por parte dos motoristas e pedestres.

Para desempenhar a atividade, os guardas receberão um dispositivo portátil e informatizado, que substitui o tradicional talão impresso de multas. A nova ferramenta dará eficiência e transparência no processo de notificações. “A modernização do processo de autuação de condutores infratores diminui a margem de erro que existe no preenchimento do talonário convencional, feito à mão”, explica o prefeito João Paulo Rodrigues. “Agora, a autuação é lançada diretamente no banco de dados do Detran, sem que seja necessário transferir as informações do papel ao sistema, o que levava até 30 dias”.

O Auto de Infração Eletrônico funciona numa plataforma tipo smartphone, que vai ficar conectada ao banco de dados do Detran. Além disso, o equipamento oferece acesso amplo a informações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e legislações vigentes.

A notícia foi muito bem recebida por atuais e ex-membros da GCM. Em publicações nas redes sociais, munícipes agradeceram o Poder Executivo pelo avanço. O vereador Murilo Jácomo, que entregou o projeto ao secretário de Governo, Adair Teixeira, e também, participou do curso com os guardas, foi lembrado pelos participantes e agradecido pelo esforço em tornar este projeto realidade, em questão de poucos dias. “Isso demonstra seriedade e comprometimento com a segurança e a prevenção no trânsito, pois o objetivo deverá acima de tudo ser sempre este, a preservação da vida e educação”, disse um dos internautas na postagem.

ilustrativa