Lintas Serayu

Kurupi itaata: o mais novo achado paleontológico local

Apresentação do primeiro dinossauro carnívoro de Monte Alto aconteceu no sábado, 25 de setembro

Os pesquisadores do Museu de Paleontologia ‘Prof. Antônio Celso de Arruda Campos’ apresentaram no sábado, 25, mais um achado inédito para a ciência: o Kurupi itaata, o primeiro dinossauro carnívoro encontrado na cidade.

O evento, organizado em conjunto com as secretarias de Turismo e Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Marketing, com o apoio de funcionários das secretarias de Segurança Pública e Saúde, contou com a presença de autoridades locais, membros da imprensa e convidados, como a família do saudoso ‘Prof. Toninho’.

Para que todos pudessem acompanhar, o evento foi transmitido ao vivo em várias plataformas on-line.

A abertura da apresentação ficou por conta de Thiago Colatrelli Nunes, diretor de Cultura e da coordenadora dos Museus, Drª Sandra Ap. Simionato Tavares, que passaram a palavra ao paleontólogo Dr. Fabiano Vidoi Iori, que proferiu a palestra intitulada “Kurupi itaata – Um monstro do fim dos tempos”.

Na explanação, Fabiano apresentou o contexto geológico e paleontológico da região, as etapas de trabalhos técnicos com os fósseis de Kurupi e também as análises e interpretações acerca dos restos do novo dinossauro. Enquanto isso, material informativo impresso era distribuído aos presentes pela pedagoga Fernanda Cristina dos Reis Miranda, agente em Desenvolvimento Cultural do Museu.

Na sequência, houve o momento que todos esperavam: os paleontólogos Sandra e Fabiano, juntamente com o técnico em paleontologia Cledinei Ap. Francisco revelaram os fósseis e a réplica de Kurupi itaata para os presentes e também para todos que acompanhavam a live.

Por fim, os pesquisadores se colocaram à disposição da imprensa para os registros fotográficos e filmagens, além de entrevistas.

 “A apresentação de um trabalho acadêmico, além de promover a divulgação científica, também exerce um papel muito importante para Monte Alto. A popularização da Paleontologia sempre foi marca registrada do município”, comenta a coordenadora Sandra.

“Novos dinossauros e novas descobertas aguçam a curiosidade das pessoas, ingredientes ideais para consolidar a cidade de Monte Alto como uma das grandes potencias turísticas do estado de São Paulo”, complementa.