“Lixão” de Monte Alto tem seu fim próximo

A obra que encerra as atividades no local já acontece, com previsão de término em outubro deste ano.

A realidade brasileira, no âmbito da destinação dos resíduos sólidos frente aos municípios, vem encontrando inúmeras dificuldades no que se refere à forma ambientalmente adequada e legal de descarte. A maioria das cidades apresenta estrutura inadequada para a destinação de tal resíduo, resultando em riscos à saúde pública e graves impactos ambientais.

Diante disso, a Prefeitura de Monte Alto realiza obras de encerramento do antigo vazadouro do município, que ficou ativo por 40 anos. A obra teve início em março deste ano e custou aproximadamente R$ 450 mil, com sua realização feita pela empresa Infraarq Engenharia e Construções. Na última terça-feira (28), o prefeito João Paulo Rodrigues, vice-prefeito José Cláudio Inforçatti “Bicudo”, secretário de Planejamento Adair Texeira e engenheiro civil Fabrício Belodi participaram de reunião com os representantes da construtora, vendo os últimos detalhes in loco.

O “lixão” recebeu drenos, que levarão o chorume à caixa de captação. Isso permitirá que caminhões transportem o líquido degradante, para estação de tratamento da Sabesp. Canaletas cercam o local, transportando as águas pluviais e canos transportam os gases, inflamáveis e gerados nessa decomposição do lixo, à superfície, evitando riscos de explosão. Por fim, a terra que cobre o local receberá camada de vegetação, além de cerca viva que dará novo aspecto a um local que, anteriormente, trouxe tantos prejuízos ao meio ambiente e que agora tem uma nova realidade.

Ao término das atividades, o local estará totalmente apto para ser usado como ponto de recreação ou projeto que beneficie a população, como um local de visitação dos alunos da rede municipal, enriquecendo o aprendizado sobre o assunto.

Segundo o engenheiro civil Fabrício Belodi, responsável na Prefeitura de Monte Alto pela obra, o trabalho também é importante, pois estabelece os custos relacionados ao encerramento dos antigos lixões. “A documentação fornece aos municípios brasileiros, que precisem regularizar suas situações junto aos órgãos ambientais competentes, parâmetros de valores, para que os gestores tenham condições de pleitear recursos públicos, levando este fim aos lixões a céu aberto”, explica.

Texto e fotos: Raphael Bertolli
Comunicação/Prefeitura de Monte Alto