“Mapa” do Turismo é carro-chefe das ações do setor

Com sucesso em edição prévia, publicação se une a outras iniciativas lançadas no entorno do Dia Nacional do Turismo

No dia 8 de maio foi comemorado em território brasileiro o Dia Nacional do Turismo. Monte Alto, que conta com grande potencial científico-cultural, religioso e natural também avança neste cenário, trazendo, na semana de comemoração dos 141 anos de fundação do município, importantes ações de mapeamento de seu desenvolvimento turístico e investimentos do Poder Executivo.

O carro-chefe é o lançamento oficial do Mapa Turístico da cidade, que contou com o talento do montealtense Carlinhos Ortega para ganhar cores e formas, através de projeto do diretor de Turismo, Renan Petrasso.

“O desejo de criar este mapa é do início da gestão, sendo a primeira proposta levada para a prefeita Maria Helena e ao vice-prefeito Dr. Joaquim. O foco é iniciar o processo de conscientização do potencial que a cidade tem. É preciso termos elementos em mãos que convençam as pessoas”, comenta Renan.

“O Carlinhos topou o desafio e, depois de meses de dedicação, minuciosidade e trabalho, nasceu a Mapa Turístico de Monte Alto”, completa.

Participativo

Houve uma primeira edição do Mapa, impressa e enviada a autoridades, imprensa e trade turístico para que apresentassem suas contribuições.

Essa segunda edição traz ainda mais riqueza, mapeando de forma mais rica alguns pontos locais. O pocket impresso com o mapa começará a ser distribuído na semana que vem nos eventos e espaços de divulgação do potencial turístico local.

“Durante meses, tentei ao máximo exteriorizar não somente a parte urbana, mas também as belezas naturais de nossas serras e alguns animais nativos. Temos uma topografia única, poucas cidades de nossa região possuem tanta diversidade”, ressalta Carlinhos Ortega, montealtense responsável por ilustrar o Mapa.

A publicação, exibida já em alguns eventos, foi sucesso junto ao público – em especial durante o Encontro de Carros Antigos “Carrossauro”, quando muita gente parou para observar os muitos detalhes e informações presentes.

Emoção

A prefeita Maria Helena se emocionou ao receber a primeira prova impressa. “No começo, quando falávamos em Turismo, muitas pessoas ironizavam. Hoje, mostramos que é possível e que nossa cidade tem potencial para avançar nesta via de desenvolvimento. Temos muito trabalho pela frente, ainda”, enfatiza a chefe do Executivo.

Mais

Com o Mapa Turístico, a Diretoria de Turismo também lançou um Canal On-Line de Informações ao Turista, através do WhatsApp (16) 3242-5343, um perfil nas redes sociais, o @turismo.montealto e o Portal de Informações Turísticas no site da Prefeitura, clicando na aba Turismo (www.montealto.sp.gov.br). Além disto, um Guia Turístico impresso já circula pelos eventos e atrativos turísticos da cidade.

“Foi uma experiência incrível e uma honra poder, literalmente, desenhar a cidade onde vivo. Um sentimento de orgulho. Só tenho a agradecer a confiança em uma tarefa desta magnitude. Espero que traga ainda mais visibilidade à nossa Cidade Sonho”, finaliza Carlinhos Ortega.