Lintas Serayu

Monitoramento Inteligente: após 21 dias, indicadores positivos, apesar do luto

Redução de casos graves, menos positivados nas ruas; ainda choramos nossas perdas, mas lutando por dias melhores

Muito do que se avalia quanto à covid-19 envolve múltiplos de 7: média móvel de 7 e 14 dias, reflexos positivos de qualquer ação restritiva tomada em 14 dias… assim como quanto há um feriado onde as pessoas relaxaram mais, os maus frutos também se dão em duas semanas.

21 dias de espera para segunda dose da CoronaVac… a Secretaria de Saúde completa esse mesmo período, de 21 dias, de ações intensificadas junto ao Monitoramento Inteligente (Lockdown Inverso).

Além dos dados colhidos, a Prefeitura apresenta alguns indicadores ao longo desses dias. Em especial: “Positivados/Comunicantes fora de casa” e “Evolução dos Casos Clínicos”, seja para piora, seja para melhora, assim como a mudança da gravidade dos casos ao longo de junho.

Fora de casa

Com 5 dias de trabalho, já eram 67 positivados e comunicantes fora de casa – preencheu 57% do total desse indicador apurado até ontem, dia 3 de julho. Nos outros 16 dias, mais 50 casos seriam apurados para possível multa de R$ 2.200,00.

Se o número, nos dias iniciais, assustou e causou indignação na população, a queda desse indicador mostra também que a medida tem sido didática: doendo no bolso, quem deve ficar em casa passou a se preocupar em circular por aí – e os números foram caindo.

Em 17 de junho, a primeira queda brusca: 1 pessoa só (positivada ou comunicante) fora de casa. Até então, o indicador mínimo era 9. Depois, tivemos alguns dias com nenhuma pessoa “pra fora”.

Casos

Um dos trunfos do Monitoramento foi identificar positivos e evolução de casos de forma mais rápida – pois muita gente com sintomas acaba indo ao Ambulatório de Queixas Respiratórias apenas quando o caso está grave.

Esse acompanhamento mostra que a evolução dos casos ‘de melhora’ é bem maior de que os ‘de piora’. Até aí, sem novidades – assim funciona com a covid-19: poucos vão à gravidade com relação aos muitos infectados: porém, parte relevante de quem agrava acaba indo a óbito.

Mas como medir essa relevância? Se uma vida se perde, é totalmente relevante. E são 164 óbitos em menos de um ano e meio.

Luta

Nesse interminável sentimento de luto, a luta: desde o início do Monitoramento Inteligente, os casos graves por aqui caíram, de 5,05% para 3,85%. Isso representa uma queda de 23,7% em casos mais graves: quase 1 em cada 4 montealtenses que poderiam piorar seu quadro, podem ter sido atenuados.

Essa ação colabora, junto com a vacinação, para indicadores que nos projetam um horizonte menos triste do que a pandemia nos legou, até agora, nesse 2021. Mas sem nunca deixar de lado a prevenção: ainda vivemos dentro da pior crise sanitária de nossa história.