Monte Alto celebra os 109 anos de imigração japonesa com festival

Em uma realização do Departamento de Cultura junto à Câmara Municipal de Monte Alto aconteceu, na noite de sábado (19), o Festival de Cultura em comemoração aos 109 de imigração japonesa.

Após a execução dos Hinos Nacional, a Monte Alto e do Japão, o presidente da Câmara Municipal, Dr. Júlio Zacarin Neto, agradeceu a presença de todos e parabenizou as famílias japonesas presentes. O prefeito João Paulo Rodrigues e os vereadores Júlio Raposo do Amaral Neto e Thiago Cetroni também prestigiaram o festival.

A primeira apresentação da noite foi do grupo Yume No Matchi, que em japonês significa “Cidade do Sonho”. O grupo montealtense teve origem há quatro anos quando Lúcia Hamada, de retorno à Monte Alto, participou de homenagem à comunidade nipo, quando foi decidido resgatar a cultura através da tradicional dança Bon-odori, que celebra os antepassados, entre os meses de julho e agosto. O Yume No Matchi conta com 26 integrantes e maravilhou os presentes na Praça Central, junto à coordenadora Lúcia Sumie Hamada e a professora Patrícia Hama.

O grupo montealtense retornou ao palco diversas vezes, alternando entre apresentações de dança, música e canto, além de emocionante apresentação da professora Patrícia Miyashiro, que cantou “Mirai E”, que significa “Ao Futuro”.

Em seguida, o palco foi entregue ao grupo Sakura Dance, de Ribeirão Preto, que tem 10 anos de formação e propaga por todo o estado a dança tradicional japonesa. O grupo realiza, em agosto, o Festival Matsuri Dance da Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto.

Com o grupo Nisho Wadaiko, os tambores japoneses tomaram conta do palco. Formado em 2008 na cidade de Araraquara, o grupo conta com 20 tocadores, de diferentes idades e níveis de aprendizado.

Encerrando o festival, apresentou-se o premiado grupo de taiko Yukio Yamashita, de Ribeirão Preto, é vinculado à Associação Nipo Brasileira e integra crianças e adultos com o objetivo de difundir a cultura japonesa e seus conceitos de trabalho em equipe, disciplina, respeito e harmonia, através da percussão dos tambores japoneses.

A diretora de Cultura, Cida Constâncio, agradeceu aos colaboradores do evento: Clube de Tiro de Monte Alto, Gráfica Monte Alto, Clã Informática, Invista Net, Tec Print, Bander Placas, Associação dos Artesãos de Monte Alto, além dos departamentos municipais envolvidos na realização do festival.

Para ter acesso ao álbum de fotos em nossa página do Facebook, clique aqui.