Monte Alto está entre os 24 municípios certificados no ‘Cidadania no Campo’

A Prefeitura de Monte Alto recebeu na quinta-feira, dia 3 de dezembro, o documento que consagra o município entre os certificados no programa “Cidadania no Campo – Município Agro”, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Foram 400 cidades paulistas participantes neste primeiro ano de programa. Destas, 24 cumpriram as metas estabelecidas e receberam a certificação. Monte Alto ficou com o 22º lugar, alcançando 54,5 pontos, e foi o único município a conquistar o selo na microrregião.

O certificado é assinado pelo atual secretário estadual, Gustavo Junqueira, e foi encaminhado, digitalmente, ao secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Tadeu Veronezi Nunes.

Criado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo em 2019, e sendo aplicado pela primeira vez neste corrente ano, o “Cidadania no Campo – Município Agro” tem como objetivo estimular as prefeituras a implementar agendas estratégicas para fortalecer a gestão rural local, melhorando a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio paulista.

O programa é baseado em dez critérios técnicos que avaliam a qualidade da gestão municipal e sua capacidade de atender bem o cidadão do campo, independentemente do tamanho do município em termos de habitantes ou orçamentos.

Fazem parte do sistema de pontuação do programa: estrutura institucional, infraestrutura rural, produção e consumo sustentável, defesa agropecuária, abastecimento e segurança alimentar, fortalecimento social do campo, solo e água, biodiversidade, resiliência e adaptação às mudanças climáticas e interação campo-cidade.

Os municípios mais bem avaliados terão preferência de acesso a recursos financeiros geridos pela Secretaria.

O prefeito João Paulo e o secretário Tadeu Nunes com cópia impressa do certificado.

Confira a lista de municípios certificados:

• 1º   Sud Mennucci
  • 2º   Alvinilândia