Monte Alto reflete sobre Dia da Água com presença da Unesp

Professora Dra. Teresa Pissarra apresentou mapeamento físico do município

Na terça-feira, 22, data marcada pelo Dia Mundial da Água, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente recebeu a visita dos vereadores Mauro Cavaletti e Donizete Morelli, membros da Comissão de Meio Ambiente da Câmara e de três integrantes do laboratório de topografia da Unesp de Jaboticabal, representados pela chefe do grupo de pesquisa, professora dra. Teresa Cristina Pissarra, junto às pós-graduandas Polyana Ferreira e Poliana Pereira. O grupo foi recebido pelo secretário da pasta Fábio Nascibem e pela educadora ambiental Eliane Camilo. O presidente do Sindicato Rural, Aparício Garbin Filho, também esteve presente.

“A professora Teresa apresentou mapeamento de toda estrutura física de Monte Alto, das áreas urbanas e rurais. Trouxe também toda a caracterização dos atributos ambientais, apontando onde tem rio, nascente, vegetação natural e vegetação causada por plantações agrícolas. E também sobre o que é cana, do que é cultura anual”, explica Fábio.

Segundo o secretário, a pasta está estudando a viabilização de um livro com a compilação dos dados para as crianças do município terem acesso a essas informações.

Durante o encontro, também foi discutida a elaboração de um Plano Diretor Rural.

“Uma política pública voltada para a agricultura na questão da sustentabilidade, que pode chegar em pagamentos de até R$ 25 mil por produtor pelo serviço ambiental realizado, desde que eles atinjam a quatro diretivas propostas: biodiversidade, uso e manejo do solo, saneamento básico e recomposição de APPs”, finalizou Fábio.