Pelo terceiro ano consecutivo, Monte Alto é premiado no Município VerdeAzul

Representantes da Prefeitura de Monte Alto estiveram, na manhã de quinta-feira, 5 de março, no Palácio dos Bandeirantes para evento de certificação do Programa Município VerdeAzul.

A comitiva foi formada pelo prefeito João Paulo Rodrigues; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Tadeu Veronezi Nunes; e o diretor de Marketing, Raphael Surano Bertolli. O secretário de Esporte e Lazer, Diomedes Oliveira e o jornalista Luiz Felipe Nunes, presentes na capital para outro compromisso, também acompanharam a solenidade.

Tadeu é interlocutor do programa em Monte Alto desde o primeiro ano da atual gestão, em 2017, enquanto diretor municipal de Tecnologia da Informação. Com as conquistas obtidas através do seu trabalho e sua constante preocupação com as questões ambientais e sustentáveis, no momento da reformulação no quadro de comissionados, assumiu a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, alcançando resultados importantes desde então, como a criação do Ecoponto Municipal para descarte adequado de lixo eletrônico e a reativação do Viveiro de Mudas Municipal.

Atualmente, Tadeu Veronezi Nunes e Raphael Surano Bertolli compartilham as funções, respectivamente, de interlocutor e suplente do programa, assim como a participação atuante no COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, como presidente e secretário.

Após a 20ª colocação em 2018, com 89,38 pontos, desta vez Monte Alto ficou com o 36° lugar, entre os mais de 600 municípios paulistas participantes e 94 certificados. Foram obtidos 89,09 pontos, mas segundo Tadeu, nota e ranking podem mudar, como aconteceu no ano anterior após recursos – Monte Alto subiu 4 colocações.

Além da premiação 2019, a comitiva retornou a Monte Alto com a qualificação 2020 confirmada, que mostra que os trabalhos já estão sendo pontuados para a certificação deste ano.

O evento contou com a presença do governador de São Paulo, João Dória; do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Rodrigues Penido; do coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo Silva e sua equipe.

A pré-certificação do PMVA aconteceu em 11 de julho, na cidade de Bauru. Na ocasião, 164 municípios receberam o diploma, dos 638 municípios paulistas inscritos no programa.

No Programa Município VerdeAzul, os municípios são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

João Paulo e Tadeu recebem o troféu de 2019 e a qualificação de 2020.
O número de cidades certificadas, com pontuação final acima dos 80 pontos, duplicou com relação ao ano anterior.
Municípios são chamados ao palco, para entrega dos certificados.
João Paulo, Tadeu Nunes e Diomedes de Oliveira com o ex-presidente e atual diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da Cetesb, o montealtense Carlos Roberto dos Santos (á esquerda).