“Pré-Natal Odontológico” recebe novos kits

No mês de junho, a Prefeitura de Monte Alto adquiriu mais 200 kits de prevenção odontológica que serão distribuídos para gestantes atendidas na rede municipal de saúde através do projeto “Pré-Natal Odontológico”.

“Nas primeiras semanas de gestação, as futuras mamães são avaliadas pelos cirurgiões-dentistas nas Unidades de Saúde e recebem informações e procedimentos odontológicos preventivos conforme os protocolos utilizados para cada fase da gestação”, explica a odontopediatra Dra. Luciana Denadai Fantini, responsável pelo projeto.

Após a 34ª semana de gestação, elas são encaminhadas para a Saúde da Mulher, onde passam por consultas semanais com o obstetra Dr. Marcus Vinicius Caramico e participam de palestras de orientação sobre amamentação com a Dra. Luciana.

“Nesta fase recebem kit odontológico, material didático, folhetos e apostilas sobre a importância da amamentação e os cuidados com a higiene bucal da primeira infância”, acrescenta.

Desde o início do projeto foram atendidas 235 gestantes

“A saúde bucal da criança pode ser construída através de hábitos saudáveis e cuidados durante todo período gestacional. O aleitamento materno é imprescindível para o desenvolvimento satisfatório das arcadas dentárias, dos dentes, da respiração, da deglutição e da fala, assim como da saúde geral da criança”, finaliza a odontopediatra.