Prefeitura inicia projeto de cooperativa de mulheres plantadoras

Ação estará ligada ao Meio Ambiente e Assistência Social

Uma reunião na manhã de quarta-feira, 26, na sede do CRAS Vera Cruz, marcou o pontapé inicial do projeto de cooperativa de mulheres plantadoras proposto no Plano de Governo da prefeita Maria Helena.

Denominado “As Sementes”, seu objetivo é capacitar e unir as mulheres em atividade produtiva geradora de renda.

A primeira ação é a participação no curso de formação profissional ‘Agricultura Familiar de Base Agroecológica”, ministrado pela professora Alexandra Filipak, do Instituto Federal de São Paulo em Matão, que tem como metodologia a troca de saberes entre a escola e as mulheres envolvidas, “entendendo que estas mulheres carregam um vasto conhecimento adquirido na vida e que esse se torna base para novos conhecimentos a serem dialogados”, destaca a professora.

Serão trabalhados três eixos de formação: gênero e feminismo, economia solidária e cooperativismo/associativismo, agricultura orgânica e agroecologia.

As 20 mulheres participantes se reunião uma vez por semana em uma área destinada pela Prefeitura, quanto da sede do Instituto em Matão, para as aulas.

“Elas irão receber uma bolsa mensal de R$ 100 para garantir sua participação no curso, assim como todos os materiais necessários aos estudos. Ao final, receberão seu diploma de formação profissional de 200 horas”, comenta Fabio Nascibem, secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Presente na apresentação do projeto, a prefeita Maria Helena Rettondini destacou a força e vontade das mulheres ali presentes e a importância da capacitação proposta.

No período da tarde, o curso foi apresentado às mulheres atendidas no CRAS Bandeirantes.

MAIS

Após o término do curso, o objetivo é formalizar a cooperativa. Para isso, está prevista emenda da deputada estadual Márcia Lia.

“A Prefeitura também irá oferecer todo o suporte necessário”, reforça Fábio Nascibem.