Professores da Rede Municipal de Ensino realizam Capacitação 29/03/2011

educ11

Na manhã do último sábado (19), na EMEB Laídes Trindade aconteceu uma Oficina de Capacitação de Múltiplas  Inteligências no  Aprendizado da Matemática –  Matemoteca Espaço de  Desafios.

A matemoteca tem como principal objetivo transformar o aprendizado da matemática em algo prazeroso e divertido. Os alunos, que fazem parte do programa, têm acesso a jogos e materiais concretos que aprimoram o raciocínio e a concentração, facilitando a aprendizagem da matéria.

O projeto é coordenado pelo professor de matemática, Gilson Caires Marçola – “É um trabalho que pode ser aplicado desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio e dever ser medido em longo prazo”, explica o professor.

O material da Matemoteca foi adquirido para as Salas de Recurso das EMEBs Lourdes Siqueira e Norival Mendes, através do Programa Escola Acessível da Secretaria de Educação Especial do MEC, com o objetivo de promover as condições de acessibilidade nas escolas das redes públicas por meio de ações de apoio aos sistemas de ensino para a eliminação de barreiras físicas, pedagógicas e nas comunicações e informações que impedem o acesso e a participação dos alunos da educação especial nas escolas comuns de ensino regular.

Para a Gerente de Divisão de Educação Especial Profª Alessandra Bazzon – “A Matemoteca facilita a aprendizagem não só da matemática, mas também de outras disciplinas, aprimora a concentração e promove descobertas estratégicas e pessoais”.

A Diretora Municipal de Educação Profª Mônica Hernandes Duran esteve presente na capacitação e salientou que “A importância da Matemoteca é fazer com que o aluno vivencie, de maneira concreta, o que é abstrato na Matemática. Os alunos aprendem matemática de uma forma lúdica e dinâmica. Percebem que, além do tradicional trabalho realizado em sala de aula, com papel e lápis, existem várias maneiras de estudar e interpretar, descobrindo que há vários caminhos para se chegar ao mesmo resultado”.