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Pronto Socorro fecha primeiro mês com 95% de aprovação dos usuários

A mudança de gestão do Pronto Socorro Municipal, que agora está sob a tutela da Santa Casa de Misericórdia de Monte Alto, apresentou seus primeiros resultados positivos nos atendimentos. De acordo com fechamento do primeiro mês da nova administração, mais de 95% dos munícipes classificaram o atendimento como “bom” e “excelente”. O “excelente” teve média de 65% dos atendidos.

“Esse é o resultado de uma nova forma de atuar nas urgências e emergências”, explicou a secretária de Saúde do município, Sueli Regina Melo. “Fica claro também que acertamos na decisão de passar a gestão do Pronto Socorro à Santa Casa”, complementou.

O trabalho está apenas começando. “Dentro de nosso entendimento, temos um longo caminho a percorrer”, disse o provedor Roberto Afonso Colatreli. “Mas tenho absoluta certeza de que tudo está sendo feito pensando em melhorar e aperfeiçoar o atendimento à população”.

Para atender às demandas do seu novo departamento, a Santa Casa contratou 59 funcionários para as áreas de recepção, portaria, apoio operacional, enfermagem, farmácia e limpeza.

Além disso, foi criada a farmácia para distribuição de medicamentos e controle dos insumos, feita a passagem de cabos para utilização de programa informatizado e inserido o processo de limpeza hospitalar de acordo com o preconizado com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, protocolo utiliza já há alguns anos pela Santa Casa.

“Entre as dificuldades enfrentadas nesse primeiro mês de trabalho, podemos dizer que houve um número excessivo de atendimentos, cerca de 20% a mais do que nos meses anteriores”, avalia Solange Melo, gerente administrativa da Santa Casa. “Saímos de uma média de 5.100 atendimentos para 6.172”.

Solange ainda ressalta que, esse número se deve aos atendimentos eletivos que são feitos no Pronto Socorro. “A população vem a esse local para consultas que não são de urgência e emergência”, explica a gestora.

Outro procedimento implantado pela administração da Santa Casa no Pronto Socorro é o Sistema de Classificação de Risco, que tem a função de acolher e priorizar o atendimento dos casos mais graves. Nesse sistema são ouvidas as queixas, identificados os riscos à saúde e organizado a prioridade por sua classificação.

“É um sistema com o objetivo avaliar o grau de risco às urgências dos pacientes, colocando-os em ordem de prioridade para o atendimento. É previsto pela Portaria 3390 – MS/GM, com protocolos pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, explica o provedor Colatreli.

Segundo a secretária de Saúde, Sueli Melo, o Pronto Socorro é um local para atendimento de urgências e emergências, portanto destinado somente à pacientes graves, contando com uma equipe de médico, enfermeira e técnicos de enfermagem.

“O médico plantonista é um profissional responsável por tratar estes pacientes, estabilizá-los e encaminhá-los para a internação em nosso município ou viabilizar a transferência do paciente se houver necessidade”, explica a secretária.

“Sendo assim, as urgências e emergências tem total prioridade neste local. Os casos não urgentes devem procurar as Unidades de Saúde, pois cabe ao médico especialista investigar, tratar e acompanhar os casos”, finaliza.

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