Lintas Serayu

Queimadas urbanas é tema de palestra na EMEB Oraíldes

 

Crianças dos períodos manhã e tarde da EMEB “Profª. Oraíldes Barroso Zocco” receberam, nesta quinta-feira (24), palestra sobre queimadas urbanas e os danos que causam à nossa saúde e ao meio ambiente, ministrada por Ian Pupin, estudante do 4º ano de Engenharia Ambiental.

Na apresentação, cerca de 160 crianças puderam entender como esta prática, tão antiga e persistente até os dias atuais, é prejudicial. Seja com a queimada de folhas, lixo orgânico residencial, em terrenos baldios ou propriedades rurais, a ação é crime, previsto na Lei nº 2661, de 13 de maio de 2010. A realização de queimadas para limpeza de terrenos e a incineração de lixo ou detritos, nos lotes urbanos do município de Monte Alto, pode ocasionar em multa no valor atual de R$ 413,23.

Em relação à saúde, as queimadas causam nos moradores próximos irritações nos olhos e garganta, tosse, falta de ar, nariz entupido, vermelhidão e alergia na pele e até desordens cardiovasculares.

Ian explicou ainda diversas maneiras de evitar as queimadas urbanas e finalizou respondendo as perguntas dos pequenos montealtenses. Todos levaram folheto com orientações, para debater o tema em suas residências com os pais ou responsáveis.

Este trabalho faz parte da ação de educação ambiental como foco em queimadas urbanas, do Programa Município Verde Azul.

Caso qualquer munícipe se depare com queimadas, sendo realizadas em propriedades particulares ou vias públicas, como quintais, terrenos baldios, propriedades rurais ou calçadas, pode denunciar através do telefone 199. A ligação é gratuita e anônima. minnesota fake id