Regionalização da Saúde é tema de encontro em Ribeirão Preto

Entre os dias 7 a 9 de agosto, o Centro de Convenções da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto sediou a “Oficina da Regionalização da Saúde de São Paulo”.

O evento reuniu a Secretaria do Estado e representantes de 90 municípios que compõe a RASS 13 (Rede Regional de Atenção à Saúde). A regional de Ribeirão Preto é composta por 26 municípios e subdividida em três regiões – Aquífero Guarani, Horizonte Verde (da qual Monte Alto faz parte) e Vale da Cachoeiras.

Com a presença de diretores, assessores e apoiadores do COSEMS/SP (Conselho de Secretários Municipal de Saúde) e com a parceria e apoio do OPAS (Organização Pan-americana de Saúde), o encontro teve o propósito de dialogar, propor soluções, enfrentar os desafios relacionados à saúde pública e desenvolver ações que vão melhorar o atendimento aos usuários e reduzir filas no SUS.

Ao longo dos três dias, os representantes dos governos municipais participaram de debates produtivos e construtivos. As discussões abordaram diversos temas, incluindo o acesso à saúde, recursos financeiros, infraestrutura hospitalar, programas de prevenção e educação em saúde.

Monte Alto esteve representada na Oficina pela secretária de Saúde, Vanessa Bastos, e coordenadora da Atenção Básica, Joice Almeida.

A cerimônia de abertura aconteceu no dia 08 e contou com a presença do Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva, e na ocasião nossa secretária teve a oportunidade de conversar com o nosso representante sobre as fragilidades do município de Monte Alto. Vanessa destacou a importância do encontro,

“É um momento de extrema relevância e uma satisfação muito grande poder participar desse evento. Dependemos muito desse processo de pactuação para que nossa população usuária do SUS seja atendida na sua integralidade de acordo com a necessidade de cada um. Pelo lado do município as questões elencadas foram: as filas de cirurgias ortopédicas, saúde mental, doenças cardiovasculares e dependência química”, destaca a secretária Vanessa, que no primeiro dia de evento, apresentou as questões do município ao Secretário Estadual de Saúde, Eleuses Paiva.