Sabesp e Prefeitura iniciam revitalização da ‘Praça dos Peixes’

Parceria renova espaço e traz a temática do imaginário das águas que, literalmente, movem o trabalho da Sabesp

A água é essencial pro corpo. Mas também é pra mente, pois muito se criou em nosso folclore através do mundo das águas. É com isso em mente que a parceria Sabesp e Prefeitura de Monte Alto começou a recuperar a Praça José Pizarro, a conhecida “Praça dos Peixes”, na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca.

Além de levar de volta os peixes, que tanto atraíam montealtenses no passado, o local agora também será palco do imaginário das águas, através de quatro personagens do folclore brasileiro. A ideia foi unir o bem natural que move a Sabesp com o espaço público disponível, para que seja ocupado pela população.

“A praça é o local da convivência de todos. Levar a cultura popular brasileira para o espaço é uma forma de resgatar seu caráter social. Com isso, nada mais didático e cheio de sentido que uma ‘sala de aula ao ar livre’ sobre o imaginário de nosso país, para as crianças e adultos”, destacam Luiz Felipe Nunes e Renan Petrasso, respectivamente secretário de Desenvolvimento Econômico e Marketing e diretor de Turismo, idealizadores da temática da praça.

PERSONAGENS

Quem chegar ao local verá a belíssima figura da Iara em sua cachoeira, o Boto Cor-de-Rosa em suas figuras humana e folclórica jorrando água para o alto.

Na segunda lagoa, a figura do Pirarucu, uma lenda indígena de um guerreiro vaidoso e ao mesmo tempo a representação histórica local da tradicional “Praça dos Peixes”.

Por fim, a terceira lagoa traz a figura ribeirinha do Caboclo d’Água, o homem-anfíbio conhecido como protetor das águas, mas que também atormenta os pescadores.

“A Sabesp com a adoção das praças, preserva o patrimônio público como devolutiva do nosso compromisso com a cidade de Monte Alto, onde buscamos desenvolver um trabalho sério e comprometido com o bem-estar das pessoas”, afirma Luciano Montedor, gerente de divisão da unidade da Sabesp de Monte Alto.

MAIS

Outras surpresas estão previstas para a praça, que se transformará em mais um cenário turístico para o município.

Além desta, a Sabesp também adotou a Praça dos Direitos Humanos, na Avenida Antônio Inforçatti, com projeto em desenvolvimento.

“O lazer e entretenimento são fundamentais neste processo, gerando qualidade de vida para a população”, complementa Montedor.

A adoção das praças é um projeto da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, sob coordenação do secretário Fábio Gabriel Nascibem.

“As parcerias são essenciais para o desenvolvimento e revitalização da cidade. Assim, convidamos entidades privadas e sociedade civil a assumirem papéis de protagonismo em prol do interesse coletivo”, comenta a prefeita Maria Helena Rettondini.