Saúde Bucal: conheça o projeto “Criança Consciente, Dente Contente”

Aprendizado acontece junto aos alunos do Ensino Infantil

Conscientizar a criança ainda no Ensino Infantil sobre como evitar agravos bucais, através da escovação e alimentação saudável. Este é o objetivo do projeto “Criança Consciente, Dente Contente”, desenvolvido pela equipe de Saúde Bucal do município.

“Uma vez que a criança entende o que é e como ocorre a cárie, ela será capaz de aplicar conscientemente as medidas de prevenção. Além disso, a criança levará para seus familiares os conhecimentos adquiridos, sendo assim um multiplicador de informação”, explica a cirurgiã-dentista Cristiane Biscola Gibertoni, uma das autoras do projeto.

O aprendizado acontece de maneira lúdica, na qual a personagem Fada do Dente (Stella Ivok, também autora do projeto) e seu amigo Dino, juntamente com a dentista, apresentam conceitos como cárie, dentista, tratamento odontológico, técnica de escovação e alimentação saudável.

A Prefeitura de Monte Alto disponibiliza fantoches, macromodelos e também fornece escova de dentes e creme dental adequados para cada faixa etária, em um total de 4000 itens (1.600 já foram distribuídos).

A profissional explica os motivos para incentivar os hábitos de higiene oral nesta faixa etária: aos 6 anos de idade irrompem os primeiros molares permanentes; os dentes decíduos são importantes para a mastigação dos alimentos; os dentes decíduos sendo preservados até a época correta favorecem o posicionamento dos dentes permanentes, e o desenvolvimento da face; incutir na criança a ideia de que o dentista é amigo e que não é necessário temer o tratamento odontológico; priorizar a prevenção e diminuir a necessidade de atendimento curativo, de reparação do dano

“O intuito deste projeto é proporcionar que estas crianças se tornem adultos autorresponsáveis, conscientes, e que assim tenham qualidade de vida seja na infância ou na vida adulta”, finaliza Cristiane que agradece o apoio das Secretarias de Educação e Saúde, dentistas das escolas municipais, agentes comunitários de Saúde e do coordenador Adrien César Gatto.