Saúde de Monte Alto responde ao MP sobre vacinação

Em apuração, Monte Alto foi notificado pelo MP na sexta, sobre profissional de saúde que foi imunizado em Bebedouro; entenda

Um sítio noticioso trouxe a informação sobre cidades que receberam pedidos do Ministério Público, incluindo Monte Alto. Órgãos de imprensa local e figuras públicas repercutiram e, claro, já há alguns julgamentos sem que se tenha informações sobre o fato.

Na sexta-feira, a Secretaria de Saúde recebeu o ofício de número 010/2021, vindo da 3ª Promotoria de Justiça, assinado pelo promotor Flávio Leão de Carvalho.

No documento foi pedido, segundo o documento, com urgência, “informações sobre o cronograma de prioridades de vacinação no município de Monte Alto e informações sobre os motivos da vacinação em data anterior à divulgação oficial”.

O ofício menciona um profissional da Saúde que reside em Monte Alto, que teria sido vacinado um dia antes do anúncio oficial das imunizações por aqui.
Esse profissional também trabalha em outras cidades. Ele chegou a postar, em rede social, sua carteirinha de vacinação, com a data de imunização: dia 21 de janeiro. Quando ele postou, as vacinas estavam chegando, ainda, na cidade.

A primeira vacinação, em Monte Alto, ocorreu na manhã do dia 22, em live na página de facebook da Prefeitura, de forma a dar publicidade ao início do processo.

A Secretaria de Saúde já respondeu o Ministério Público sobre o caso. O profissional de saúde em questão, de fato, foi vacinado no dia 21. Em sua ficha de vacinação, mostrada publicamente em sua rede social, há o número CNES, que se refere ao local onde ele foi vacinado.

A sigla significa Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Digitando esse número, que consta na ficha de vacinação, aparece o SAE, que significa Serviço de Assistência Especializada de Bebedouro, como também se vê na ficha.

Em contato telefônico com o profissional em questão, ele confirmou ter sido vacinado em Bebedouro, que naquela cidade teve início às três horas e quinze minutos da madrugada do dia 20 de janeiro, como noticiado.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daewison do Vale, inclusive, comentou sobre o assunto em sua entrevista na live feita pela Prefeitura, abrindo os trabalhos em Monte Alto.

A Prefeitura destaca que toda a listagem de imunizados está à disposição da Justiça. E que, para resguardar a privacidade das pessoas vacinadas, não pode divulgar os nomes dos imunizados, segundo a Lei nº 13.709 de 2018, conhecida por Lei Geral de Proteção de Dados.

Sítio do CNES confirma dados da carteirinha da vacinação; profissional perguntado pelo MP vacinou-se em Bebedouro
No detalhe, registro de vacinação com o número CNES – profissional foi vacinado em Bebedouro
Ofício do Ministério Público, pedindo informações sobre o cadastro, em especial sobre a vacinação de um profissional de Saúde; porém, ele foi imunizado em Bebedouro