Secretaria de Saúde realiza formatura do Curso de Agentes Comunitários de Saúde

No dia 28 de abril, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Monte Alto realizou a formatura do 1º Módulo do Curso para Agentes Comunitários de Saúde. O evento aconteceu no Centro de Convivência da Melhor Idade, no período da manhã, e reuniu formandos, professores do curso e convidados da área da Saúde da cidade. Estiveram também, o vice-prefeito José Cláudio Inforçatti “Bicudo”, e os vereadores João Picolo e Baltazar Garcia.

“É um orgulho para nossa cidade acompanhar a finalização desse período de estudos e de especialização de nossos agentes comunitário de Saúde”, afirmou o vice-prefeito Bicudo. “Agora podemos ter condições atender melhor as famílias que tanto necessitam deste apoio social e emocional”.

A turma de formandos é composta de 18 mulheres e 1 homem, estes que já atendem a população através das USFs Acácio de Oliveira Nunes, Dr. José Jesus Victório Rodrigues, Dr. José Ignácio Grellet e João Thiago de Camargo.

O 1º Módulo dessa capacitação teve início no dia 10 de agosto de 2016 e término dia 16 de março de 2017. As aulas foram ministradas pelo Centro Formador de Pessoal para a Saúde de Araraquara-CEFOR, que é vinculado à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Marisa de Fátima Albino, coordenadora pedagógica do órgão, ressaltou o comprometimento e a dedicação dos alunos ao longo dos seis meses de duração do curso. “Estamos muito satisfeitos com o aproveitamento desses alunos, sempre dispostos e abertos para o aprendizado”, acrescentou.

Em seguida, foram apresentados os trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos pelos formandos. A julgadora foi a professora da Universidade de São Paulo, Rosângela Camargo, que também é Coordenadora Regional de Cursos de Agentes Comunitários de Saúde. “Ficamos entusiasmados com a aplicação de nossos formandos e damos por aprovados todos os TCCs”, afirmou.

Com aprovação, foram entregues Certificados de Conclusão de Curso a todos os formandos.

CEFOR
O Centro Formador de Pessoal para a Saúde de Araraquara foi criado em 1990 e oferece cursos em sua sede e em cinco Regiões de Saúde, totalizando 192 Municípios.
Sua missão é promover e realizar a educação profissional técnica de nível médio, com humanização e competência, na perspectiva da consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), do fortalecimento da cidadania, da promoção da saúde e da qualidade de vida e da participação das transformações da sociedade.

O Cefor SUS de Araraquara tem como foco os valores da humanização, da ética e da cidadania para a realização da sua missão na construção de uma sociedade mais justa e participativa, buscando ser centro de referência regional em Educação Profissional na área da Saúde e tendo como princípio a gestão participativa e a descentralização.

A escola busca sempre participar das decisões políticas no âmbito da saúde, na base regional, por intermédio das comissões de Integração Ensino-Serviço (Cies) e dos colegiados de Gestão Regional. Já os currículos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, elaborados em módulos ou etapas, constituindo itinerários de profissionalização, orientando assim as formações ofertadas pelo Cefor, incentivam a pesquisa e a produção científica e fundamentam-se nos termos da legislação vigente, em especial os Referenciais Curriculares da Educação Profissional de Nível Técnico.

DOCENTES

• Fátima Aparecida Carvalho de Andrade: coordenadora, docente de aulas teóricas e dispersão.
  • Aline de Alencar: docente de aulas teóricas
  • Ana Carolina Lucenti Bueno: docente de dispersão