Segurança Pública apresenta o “Área Rural Segura”

Programa englobará pontos críticos do perímetro rural montealtense

Ampliar o raio de atuação do monitoramento público municipal, visando auxiliar os órgãos de segurança pública, ambientais e defesa civil no exercício de suas atividades de prevenção e proteção. Este é o objetivo do Programa Área Rural Segura (PARS), ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, através da Diretoria de Inteligência e Monitoramento.

“Buscaremos, através de um sistema efetivo, atacar primordialmente os pontos críticos de nosso enorme perímetro rural. Esses locais geralmente são desguarnecidos, principalmente porque estão inseridos em ambientes onde a própria vegetação, ou o terreno, dificultam a devida vigilância”, destaca Wesley Dias, diretor de Inteligência de Monitoramento.

Na quarta-feira, 5 de maio, o projeto foi apresentado ao Sindicato Rural, parceiro da iniciativa. Wesley e a secretária de Segurança Pública, Regina Marques, detalharam os trâmites ao presidente Aparício Garbin e à advogada Ana Lúcia Haddad; o vereador Thiago Cetroni apoiador do projeto, também marcou presença.

SOBRE

O projeto consiste na utilização de um sistema próprio de comunicação, entre o equipamento, o morador da área e a seção de monitoramento da Secretaria Municipal de Segurança, de acordo com o ambiente.

“Temos duas formas para concretizar o sistema: via sistema de cabeamento ou fibra, para unidades que estiverem próximas a propriedades (parceria com os moradores), e via satélite, através da instalação de chips telefônicos nos equipamentos em regiões mais afastadas ou isoladas”, explica Wesley.

“O equipamento é apto a resistir às ações temporais. Com efeito, busca-se maximizar a infraestrutura e as funcionalidades das câmeras que serão instaladas em pontos específicos, de acordo com as condições do espaço”, acrescenta.

IMPLEMENTAÇÃO

O cronograma de implementação será dividido em três fases: Ação de Levantamento – para conhecimento e dimensão do ponto focal de instalação; Ação de Cooperação – concretização de termos firmados com os proprietários das unidades rurais; e Ação de Inserção – instalação e adequação dos equipamentos.

“Iniciaremos esse projeto com a instalação de um equipamento, que servirá de parâmetro para ampliação da ação. Nossa expectativa é que sejam instalados três equipamentos. A implementação do projeto ocorrerá de forma gradativa. A meta é atingir os 60 pontos que já foram levantados pela Ronda Rural da Guarda Civil Municipal”, comenta a secretária Regina.

“O projeto é ousado e inovador e trará inúmeros benefícios aos moradores da área rural, assim como nossos munícipes e visitantes. Para sua efetivação concreta, faz-se necessária a cooperação entre todos, pois só assim conseguiremos ter uma cidade mais segura e melhor”, finaliza Wesley.