Sinalização turística começa a ser instalada em Monte Alto

Sinalização já foi instalada na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, em frente à praça e próximo da rotatória.

Desde o dia 19 de agosto, domingo passado, funcionários da empresa Sitran – Sinalização de Trânsito já deram início às obras de instalação das placas que vão indicar os principais atrativos turísticos de Monte Alto.

Essa é uma das obras que serão feitas com recursos do programa Municípios de Interesse Turístico (MIT), relativo ao exercício de 2017. Esses recursos também serão aplicados na construção do palco modelo concha acústica, no Centro Cívico e Cultural “Dr. Elias Bahdur”.

O projeto completo da sinalização turística de Monte Alto prevê a instalação de 42 placas em 18 logradouros, entre ruas, avenidas e rodovias locais. Ao todo, serão investidos R$ 150 mil nesses serviços, voltados à orientação dos turistas e visitantes da cidade.

“Como Monte Alto tem um grande número de atrativos turísticos, é fundamental a indicação dos caminhos e vias para que se chegue a cada um deles”, enfatiza o prefeito municipal, João Paulo Rodrigues. “Como os interesses dos turistas são os mais variados, temos que trabalhar para aumentar o fluxo desse público e pulverizar a presença no maior número de localidades possível na cidade e no distrito de Aparecida do Monte Alto”, acrescenta.

O projeto de sinalização turística abrange dois tipos de sinalização vertical: a de orientação, indicativas das rotas a serem percorridas em direção aos atrativos turísticos, e a sinalização do próprio atrativo. Ou seja, na frente de cada local, uma placa dizendo o que é e o que oferece cada atrativo.

“Além disso, teremos placas funcionais, que vão indicar os principais serviços da cidade, como hospitais, delegacia e centro de informações turísticas”, explica o diretor de Indústria, Comércio, Turismo e Marketing, Rogério Menani, responsável pelo projeto.

As obras de instalação das placas devem levar até dois meses para serem concluídas. Elas integram o contrato de prestação de serviços entre a Prefeitura Municipal e a empresa Sitran Sinalização de Trânsito.

Texto: Rogério Menani
Fotos: Sarah Pelloso